Com o objetivo de pressionar a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a solucionar a problemática dos contratos dos professores substitutos da instituição, será realizado nessa quinta-feira (25) um grande ato em defesa dessa categoria. A concentração do evento está prevista para começar às 9h e acontecerá em frente ao prédio da Reitoria, que fica localizado no Campus I da UEPB, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.
De acordo com o Comando de Greve dos Docentes da UEPB, que está organizando o ato em conjunto com os professores substitutos, esse ato visa pressionar o reitor Rangel Junior a tomar providências que garantam a manutenção dos contratos dos substitutos, que foram encerrados no último dia 12. Entre as medidas que devem ser adotadas pela Reitoria com base nas solicitações do Comando está a busca por um respaldo jurídico que garanta, dentro da legalidade, a prorrogação dos contratos em questão.
A mobilização acontece com o propósito de impedir que os professores substitutos sejam prejudicados, bem como os alunos e a própria instituição sejam lesados quando as aulas forem retomadas na UEPB, comprometendo assim o andamento das atividades acadêmicas.
Os professores estarão mobilizados para fazer uma encenação que retrate a atual situação dos substitutos em frente à Reitoria, realizando uma série de atividades com caráter simbólico e político para pressionar o reitor da UEPB a tomar decisões em defesa dos docentes. O ato contará com a participação de professores efetivos e substitutos.
A Comissão de Mobilização do Comando está solicitando que toda comunidade compareça ao ato vestidos de camisetas e roupas pretas, para representar o luto pela precarização do trabalho docente na UEPB e a situação dos professores substitutos.
Posts Relacionados
-
Professoras/es da UEPB realizam Jornada de Luta, com paralisação nesta quarta-feira (10/09), para cobrar cumprimento da Lei de Autonomia
-
Docentes intensificam mobilizações contra a Reforma Administrativa
-
Dia Nacional de Luta em Defesa da Uemg acontecerá na quarta (10)
-
“Vida além do trabalho”, curta lançado pelo ANDES-SN expõe impactos da jornada 6×1
-
PROFESSORES DA UEPB INTENSIFICARÃO MOBILIZAÇÃO E DECIDIRÃO SOBRE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 16 DE SETEMBRO