O Dia Nacional de Paralisações , Greves e Mobilizações paralisou durante toda manhã de ontem (15/03) o Centro de Campina Grande, comem milhares de pessoas se manifestando contra a PEC 287/2016, que propõe a Reforma da Previdência. A ADUEPB paralisou o funcionamento da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB e conseguiu levar para as ruas muitos professores indignados com o risco de perda do direito a aposentadoria e com o congelamento de salários e progressões de carreira.
As atividades foram iniciadas com a realização de uma concentração e um café da manhã, na sede administrativa da ADUEPB. Em seguida, a categoria se deslocou até a Rua João Lourenço Porto, em a frente sede central do INSS, onde trabalhadores de diversas categorias já preparavam a caminhada que percorreu algumas das principais ruas da cidade.
A manifestação começou com cerca de 1.500 pessoas e reuniu cerca de 3.000 participantes, com a adesão dos servidores municipais e dos funcionários da Cagepa, que realizaram ontem de manhã atividades específicas de suas categorias e em seguida participaram do protesto.
A caminhada percorreu as Ruas Venâncio, Maciel Pinheiro e Floriano Peixoto, sempre com paradas e pronunciamentos de dirigentes de sindicatos e movimentos sociais em cruzamentos estratégicos, tendo se encerrado com um grande ato público na Praça da Bandeira, a partir das 11h.
O presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, considerou a manifestação uma comprovação de que os professores da UEPB não aceitam a proposta de reforma da previdência e que pretendem lutar para derrubar a PEC 287/2016, em unidade com outras categorias e movimentos. Ele também ressaltou que a categoria foi às ruas para denunciar o congelamento de salários e progressões de carreira e o corte promovido pelo Governo do Estado no orçamento da universidade e a proposta da Reitoria de corte de 2.700 vagas, demissão de professores substitutos e técnicos terceirizados, além do corte de bolsas, programas e serviços.
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão