PROFESSORAS/ES DA UEPB TERMINAM GREVE E FORMAM MESA TRIPARTITE PARA A CONTINUAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM GOVERNO DO ESTADO

As/os professoras/es da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerraram hoje (05/12) a greve. A assembleia geral também aprovou a adesão à proposta de acordo do governo para o pagamento do retroativo das progressões. Mesmo com deságio de 40% e parcelamento em 20 meses, a contar a partir de janeiro/2026, cada docente é livre para aceitar a proposta ou não.


Realizada no Auditório do Curso de Psicologia (campus I), de forma presencial, e descentralizada nos demais campi, a assembleia iniciou-se com a apresentação, pela comissão de negociação do comando de greve da ADUEPB, das propostas do governo debatidas na última mesa tripartite. realizada na terça-feira passada dia (02/12). Na ocasião, foi mantida a proposta de pagamento do retroativo com deságio de 40 % e em 20 parcelas, e solicitada a instalação de uma mesa permanente de negociação para discussão dos demais pontos da pauta grevista.
Em seguida, ocorreu uma avaliação da greve. Depois, posto em votação, por 85 votos a favor, 36 contrários e 09 abstenções, aprovou-se a proposta do governo, ressalvando-se o direito individual de cada docente de aderir ou não a ela. Quem não concordar com o acordo deve recorrer a justiça para receber seu retroativo de modo integral e atualizado.


Segundo avaliação da presidenta da ADUEPB, Cristiane Nepomuceno, “o acordo das progressões funcionais é uma negociação de quase 3 anos. Era algo extremamente polêmico dentro da proposta apresentada pelo governo do estado e que tem a aplicação de um deságio de 40 % no valor devido atualizado.” Afirma que a diretoria da Aduepb continua sem concordar com o deságio, em absoluto , mas esta compreendão não poderia inviabilizar o direito das/os professoras/es que estão dispostos a aceitar esse acordo”.
Greve
Em seguida, a assembleia passou à avaliação da greve da categoria. Como a assembleia entendeu estar suficientemente esclarecida sobre este ponto de pauta, devido às avaliações realizadas no primeiro ponto da pauta, foram submetidas à categoria duas propostas. A primeira incluía a continuidade da greve e outra o término. Postas em votação, 77 votos foram a favor do término da greve, 46 votos pela continuidade da paralisação. Houve apenas quatro abstenções.
Pauta da Greve Docente
A greve das/os docentes da UEPB foi iniciada no dia 22 de setembro. A categoria reivindica a negociação da reposição das perdas salariais no total de 22,97% – acumuladas nos últimos 04 anos –, a recomposição do orçamento da universidade para 2026, a discussão da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004), a realização de novos concursos para professora/o efetiva/o, a convocação das/os aprovadas/os – cadastro de reserva, a instalação de uma mesa de negociação tripartite e o pagamento do retroativo das progressões funcionais.

FONTE:ADUEPB – 05/12/2025

Compartilhe em suas redes sociais
×