As/os professoras/es em greve da Universidade Estsadual da Paraíba – UEPB avaliarão nesta terça-feira (14/10) a sua paralisação, numa assembleia geral, no Auditório José Eudes Nóbrega, na Assembleia Legislativa, em JoãoPessoa, às 10h. A assembleia será presencial e descentralizada. Para as/os docentes sindicalizadas/os do campus de Campina Grande, que tiverem interesse em participar, será disponibilizado transporte.
O ponto de pauta de avaliação e deliberação sobre a greve ocorrerá no item de conjuntura e movimento docente. Até o momento, ocorram duas reuniões de negociação da Comissão de Negociação do Comando de Greve da ADUEPB com os secretários de planejamento, Gilmar Martins, e Cláudio Furtado, de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, e sem o surgimento de novas propostas do governo do estado.
Os secretários apenas reapresentaram a proposta de um acordo judicial para o pagamento da dívida do retroativo das progressões de carreia, mantendo o deságio de 40%, com uma atualização utilizando como indexador o INPC ( descartando a Selic ) e parcelamento em 30 meses. A primeira proposta do governo, em 2023, era de 60 meses. A segunda foi de 42 meses e a terceira (ambas em 2024) de 36 meses. Por último (ontem), para 30 meses.
Os docentes rejeitaram em três assembleias qualquer deságio e querem o pagamento atualizado dentro da gestão João Azevedo.
Nenhuma proposta de negociação para os demais pontos da pauta de reivindicação dos docentes foi apresentada: cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004),a realização de novos concursos para professor efetivo, já que a universidade ainda possui um número elevado de docentes temporários (393) e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos 04 anos.
Fonte : ADUEPB – 13/10/2025
Posts Relacionados
-
Mesa tripartite: ADUEPB insiste em proposta de pagamento do retroativo das progressões sem deságio. Governo mantém deságio e assegura mesa permanente de negociação
-
CHAPA 02 – A UEPB VALE A LUTA VENCE ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) COM 59,84% DOS VOTOS VÁLIDOS
-
Em marcha histórica, mulheres negras ocupam a Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF)
-
PROFESSORAS/ES DA UEPB ELEGERÃO AMANHÃ (26/11) NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027)
-
DEBATE ENTRE CHAPAS CANDIDATAS A NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) TEM COMPARECIMENTO APENAS DA CHAPA 02
