O quinto dia da greve das/os professoras/es da UEPB está sendo marcado pela oferta de serviços na área de saúde e pela intensificação do diálogo com a população sobre os motivos da paralisação. O evento Um Café por Um Dedo de Prosa , foi instalado na Praça da Bandeira, em Campina Grande, por toda manhã de hoje (25/09), com a participação de centenas de pessoas.

A atividade do Comando de Greve da ADUEPB contou com o apoio e a participação de docentes e estudantes dos Departamentos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia do Campus I, que ofereceram atendimento e assistência com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação postural, orientação de exercício laborais, orientação para prevenção de tabagismo, orientação para saúde da mulher e diagnóstico da tuberculose.

Ao mesmo tempo que divulgou os serviços e projetos de extensão oferecidos pela UEPB e demonstrou a importância da universidade para a sociedade, o Comando de Greve intensificou o diálogo com a população, explicando com a distribuição de panfletos, diversos pronunciamentos e conversas, os motivos da greve dos professoras/es por tempo indeterminado.

Os docentes da UEPB reivindicam o pagamento do retroativo das progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004),a realização de novos concursos para professor efetivo, já que a universidade ainda possui um número elevado de docentes temporários (393), e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos 04 anos.

A ADUEPB continua tentando a retomada do diálogo com o Governo do Estado sobre sua pauta de reivindição, pois solicitou audiências com o governador João Azevedo, os secretários de planejamento, orçamento e de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Gilmar Martins e Cláudio Furtado, como também ao procurador geral do estado, Fábio Brito.
Fonte:ADUEPB – 26/09/2025
Posts Relacionados
-
STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil
-
Até quando iremos permitir que a manipulação divida a nossa categoria?
-
ANDES-SN participa de audiência pública sobre financiamento das universidades estaduais, municipais e distrital
-
ADUEPB discute a LOA 2026, em Audiência Pública na ALPB, e cobra atualização da Lei de Autonomia
-
ADUEPB participa da primeira reunião da mesa tripartite permanente de negociação
