A diretoria da ADUEPB cobrou da Reitoria da UEPB a realização de um novo concurso para o preenchimento das vagas de docentes existentes em todos os cursos da instituição e para reduzir o número excessivo de professores substitutos. A iniciativa ocorreu numa audiência,realizada hoje pela manhã (27/05). Hoje existem 468 docentes temporários na instituição, distribuidos em todos os campi.
Diante da cobrança por concurso, o sindicato recebeu da Reitoria a confirmação que a instituição continuará concovando os docentes que estão no seu cadastro de reserva, dentro da suas possibilidades orçamentárias, que segundo ela, são limitadas diante do não cumprimento da Lei de Autonomia.
A Reitoria também informou a ADUEPB que seu objetivo é de, ainda este ano, lançar um novo edital Edital de concurso público. Não está prevista a quantidade de vagas que serão oferecidas. Segundo levantamento do sindicato a universidade necessita, de imediato, de 227 novos docentes efetivos.
Retroativos
Após a ADUEPB relatar a continuidade da suspensão das negociações para o pagamento do retroativo das progressões, por parte da Procuradoria Geral do Estado, a Reitoria iniciou contatos com aquele órgão, no sentido de agendar encontros para a retomada do diálogo.
Desde outubro de 2024 as negociações estão suspensas pela PGE, após a ADUEPB informar a decisão dos docentes de rejeitar a aplicação de deságio no pagamento da dívida do Governo.

A diretoria do sindicato também solicitou um posicionamento da Reitoria sobre a cobrança do duodécimo (direito garantido pelo STF) e o não atrelamento dessa cobrança a um possível acordo do governo com os sindicatos
Dedicação Exclusiva
A diretoria da ADUEPB também questionou a Reitoria, quando ela voltará a autorizar a concessão do regime de dedicação exclusiva para os docentes que já solicitaram. A Reitoria explicou que a suspensão na liberação acontece por falta de recursos financeiros, mas que em breve a implantação voltará a acontecer.
Lei de Autonomia
Sobre a necessidade de atualizar a Lei de Autonomia da UEPB, buscando melhorar e ampliar a garantia de um orçamento público para a universidade, a Reitoria concordou com a proposta da ADUEPB de formar uma comissão para estudar e apresentar sugestões que, posteriormente, poderão ser apreciadas pelos colegiados superiores da instituição.
Na audiência de hoje representaram a ADUEPB as/os diretoras/es Elisabete Vale, Roberta Portugal e Marcelo Medeireos. Pela Reitoria, a reitora Célia Regina e a vice-reitora, Ivonides Fonseca.
Fonte: ADUEPB – 27/05/2025
Posts Relacionados
-
Mesa tripartite: ADUEPB insiste em proposta de pagamento do retroativo das progressões sem deságio. Governo mantém deságio e assegura mesa permanente de negociação
-
CHAPA 02 – A UEPB VALE A LUTA VENCE ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) COM 59,84% DOS VOTOS VÁLIDOS
-
Em marcha histórica, mulheres negras ocupam a Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF)
-
PROFESSORAS/ES DA UEPB ELEGERÃO AMANHÃ (26/11) NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027)
-
DEBATE ENTRE CHAPAS CANDIDATAS A NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) TEM COMPARECIMENTO APENAS DA CHAPA 02
