A chapa ADUEPB: Luta e Mobilização com a Base foi eleita para a próxima gestão da entidade (2023-2025) com 92,85% dos 156 votos válidos. 168 docentes votaram e 471 docentes estavam aptos a participar. A votação ocorreu ontem (22/11), com urnas instaladas nos vários campi da universidade, das 9h às 21h. A posse da nova diretoria ocorrerá numa assembleia geral, no dia 01/11. A presidenta eleita é a professora Elizabete Vale e um dos princípios da nova diretoria é “o fortalecimento das lutas e ações do ANDES-SN em defesa da universidade pública, da carreira docente e das condições de trabalho, bem como, das lutas contra todas as formas de opressões: machistas, sexistas, racistas, capacitistas e LGBTQIA+”.
A apuração dos votos das urnas instaladas em Campina Grande ocorreu na sede da ADUEPB. Eles foram somados aos resultados obtidos nos demais campi da UEPB, onde foram instaladas urnas receptoras.
Na sua Carta Programa a chapa ressalta que ela representa uma “consequência da articulação política e da luta de professores/as dos últimos anos, para garantir a ADUEPB sua posição de protagonista na comunidade universitária, a partir de sua visão crítica da instituição e da sociedade, como também de esperança de conquista de direitos e da transformação através da visão solidária do mundo”.
A Chapa também explica as e os professoras/es que representa uma importante renovação na militância sindical da ADUEPB, “na busca pelo aprofundar o processo desenvolvido e estimulado pelo ANDES-SN de inclusão da diversidade de gênero e raça em todas as suas instâncias, assegurando uma entidade mais plural e próxima do cotidiano da categoria docente”.
O resultado final da eleição foi proclamado ontem pela presidenta da Comissão Eleitoral, Cristiane Nepomuceno:
Eixos de atuação
Entre os eixos principais de atuação da chapa ADUEPB: Luta e Mobilização com a Base a carta programa ressalta:
1. Intensificar a luta pela reposição salarial linear, em conjunto com o Fórum dos Servidores Públicos da Paraíba, e cobrar do governo do estado à abertura de uma mesa de negociação permanente;
2. Defender a dedicação exclusiva como regime preferencial de nossa carreira
3. A partir da articulação do GT Carreira (local), retomar o debate sobre o PCCR e a necessidade de sua atualização
4. Lutar para que a lei de autonomia financeira da UEPB seja respeitada, a partir da regularização do repasse de no mínimo 3% da Receita Ordinária Liquida do estado.
5. Lutar por melhores condições de trabalho que permitam a efetivação do tripé ensino-pesquisa-extensão.
6. Reafirmar a educação presencial como fundamento da organização acadêmica, e promover um amplo debate junto à categoria, sobre os impactos da intensificação e expansão do ensino a distância para o sucateamento da universidade pública e no ataque a formação profissional de qualidade;
7. Combater a intensificação do trabalho docente que ameaça e desvaloriza a carreira, causando o adoecimento da categoria, bem como, o assédio sexual e moral na universidade;
8 Pelo reestabelecimento da paridade salarial entre ativos/as e aposentados/as;
9 . Promover ações políticas, sociais e culturais voltadas para os/as aposentados/as, bem como, continuar na defesa do segmento junto à Assembleia Legislativa, ao governo do estado e a PBPrev.
10. Promover um encontro de aposentados/as buscando ampliar a organização deste segmento da categoria;
VEJA A NOMINATA DA CHAPA:
Diretora Presidenta: ELIZABETE CARLOS DO VALE – Doutora em educação pela UERJ. Departamento de Educação no Campus I – Campina Grande.
Diretor Vice-Presidente: EDVALDO CARLOS DE LIMA – Doutor em geografia pela UFPE. Departamento de Geografia – Campus I – Campina Grande – PB.
Diretora 1ª Secretária: VALÉRIA RAQUEL PORTO DE LIMA – Doutora em Geografia física pela Universidade de Servilha. Departamento de Geografia do Campus I – Campina Grande – PB.
Diretora 2ª Secretária: NAIARA FERRAZ BANDEIRA ALVES – Doutora em Ciência das Religiões pela UFPB. Departamento de História do Campus III – Guarabira.
Diretora 1ª Tesoureira: ANA RAQUEL PEREIRA DE ATAÍDE – Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana. Departamento de Física CCT/UEPB. Campus I. Campina Grande
Diretor 2º Tesoureiro: EDSON HOLANDA CAVALCANTI JÚNIOR – Mestre em ciência da computação pela UFPE. Departamento de Computação. Campus I. Campina Grande
Diretora de Comunicação: ROBERTA ROSA PORTUGAL – Doutora em Letras pela UFRGS. Curso de Letras Espanhol, Campus I. Campina Grande
Diretor para Assuntos Sindicais: MARCELO MEDEIROS DA SILVA – Doutor em Letras pela UFPB. Curso de Letras no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE). Campus VI – Monteiro.
Diretor para Assuntos Científicos, Culturais e Sociais: ARLANDSON MATHEUS SILVA OLIVEIRA – Doutor em Matemática pela UFCG. Departamento de Matemática – Campus VII – Patos
SUPLENTES:
1° JUAREZ NOGUEIRA LINS – Doutor em estudos da linguagem pela UFRN. Departamento de Letras do CH – Campus III – Guarabira
2º VANCARDER BRITO SOUSA – Mestre e doutor em Sociologia pela UFPB. Curso de Ciências Biológicas do CCBSA. Campus V – João Pessoa.
3º JOSEFA JOSETE DA SILVA SANTOS – Mestra em enfermagem fundamental pela USP. Professora Aposentada do Departamento de Enfermagem. Campus I – Campina Grande.
4º BENEDITA FERREIRA ARNAUD – Mestra em educação pela UEPB. Professora aposentada do CCHA. Campus IV – Catolé do Rocha
Fonte: ADUEPB – 23/11/2023
Posts Relacionados
-
Carreira única e ataques à educação são destaques na plenária de conjuntura do 15º Conad Extraordinário
-
Evento histórico para luta docente, 15º Conad Extraordinário teve início nesta sexta (11)
-
ADUEPB reafirma na mesa de negociação: pagamento do retroativo sem deságio e dentro do período administrativo do atual governo. PGE confirma continuidade da negociação.
-
Professoras/es da UEPB aprovam indicativo de greve na luta por pagamento do retroativo das progressões de carreira
-
Negociação com PGE não apresenta avanço e ADUEPB convocará assembleia docente