Dezenas de aposentados/as filiados/as à ADUEPB participaram ontem a tarde (03/05), na Sede Administrativa da entidade, do Café da Tarde com Aposentados, um encontro promovido pela diretoria da entidade para discutir as lutas pelos direitos dos/as docentes aposentados/as, ações judiciais e outras atividades direcionadas ao segmento. O principal foco do evento foi os encaminhamentos resultantes de uma audiência com a Presidência da PBPrev.
O presidente da ADUEPB, Helber Tavares, e os/as professores/as Pedro Hamilton e Mônica Maria, abriram o encontro relatando as discussões ocorridas na audiência com o presidente da PBPrev, José Antonio Coelho Cavalcante, e sua equipe, no dia 28/04, para discutir as complicações com a aplicação do reajuste salarial concedida em 2022 para os aposentados, demandas que envolvem paridade salarial com os ativos e retroativos de valores após regularização da diferença.
Entre as explicações da PBPrev para as demandas dos aposentados estão o reconhecimento, por parte do órgão, da dívida referente ao não pagamento do retroativo da aplicação integral do reajuste de 10% liberado pelo governo do estado em 2022 e a informação que pretende vender bens para arrecadar recursos para sanar a dívida.
Assessoria Jurídica
Com a participação dos integrantes da Assessoria Jurídica da ADUEPB, os advogados Grace Fernandes, Josean Calixto e Carla Viviane nesta etapa do Café, os/as aposentados/as receberam a orientação para entrarem com ações judiciais individuais no Juizado Especial da Fazenda, na busca do retroativo referente ao reajuste de 10% aplicado em 2022.
Os advogados explicaram que preparam uma ação judicial coletivo reivindicando os retroativos, mas que diante da demora na tramitação, uma ação cada filiado/a pode conseguir uma resolução bem mais rápida, pois nesta instância a tramitação é mais acelerada.
Como as ações judiciais individuais não estão incluídas entre os serviços contratados pela ADUEPB com a Assessoria Jurídica, a orientação é que os/as aposentados/as procurem informações mais aprofundadas, diretamente com os advogados.
A Assessoria Jurídica também voltou a orientar que todos/as os/as filiados/as devem requerer administrativamente à PBPrev a aplicação integral do reajuste de 10%, já que muitos/as ainda não adotaram a iniciativa e acumulam perdas financeiras em suas aposentadorias.
Atividades
Neste ponto da pauta do Café da Tarde com Aposentados, a diretora 2ª secretária, Raquel Porto, informou que a diretoria está coletando nomes dos filiados aposentados interessados em participar de cursos de mídias digitais, informática e espanhol, para organizar turmas e iniciar o funcionamento.
Fonte: ADUEPB – 04/05/2023
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro