ADUEPB, Fórum do Servidores Estaduais e Governo do Estado iniciam diálogo sobre data-base 2023

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB junto com o Fórum dos Servidores Estaduais iniciou hoje (07/12) o diálogo com o Governo do Estado sobre a data-base 2023, numa audiência com o secretário de planejamento, orçamento e gestão Gilmar Martins. Além da necessidade de reposição de perdas salariais, as entidades também reivindicaram a atualização de vários planos de carreira e soluções para problemas na relação entre a Codata e os sindicatos.
Os dirigentes sindicais apresentaram para o Governo a necessidade de antecipar as discussões sobre a data-base, prevista para o mês de janeiro, para permitir a participação das entidades na definição do percentual de reposição. O Fórum informou ao secretário que os sindicatos ainda não definiram um valor único como reivindicação.
O secretário garantiu que o governo tem disposição de dialogar com os servidores, mas que neste momento ainda não é possível definir a aplicação de uma reposição salarial em janeiro devido a, entre outros fatores, uma indefinição no cenário econômico e na arrecadação que começarão a se estabilizar com a posse da nova gestão federal, em especial a situação do ICMS aplicado aos combustíveis.


Gilmar explicou que levará a pauta dos servidores para o governador João Azevedo e que o governo tem disposição de seguir dialogando para buscar uma reposição salarial “dentro do limite da lei de responsabilidade fiscal”. Uma segunda rodada de discussão entre Fórum dos Servidores e Governo do Estado está prevista para o mês de janeiro.
Atualmente a ADUEPB é uma das entidades coordenadoras do Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba. Estiveram presentes no encontro o diretor presidente, Helber Tavares, e o diretor de assuntos científicos, culturais e sociais Vancarder Brito de Sousa.


PCCR
Ajustes e atualizações em planos de cargos, carreira e remuneração demandados por vários sindicatos durante a audiência foi um dos pontos da reunião. O presidente da ADUEPB, Helber Tavares, colocou a necessidade de alterações pontuais do PCCR da UEPB e a importância que estas modificações sejam feitas em negociação entre Governo, Instituição e Sindicato. Gilmar Martins explicou que a apresentação das reivindicações são legítimas e que as análises de alterações é possível acontecer de acordo com cada categoria e com análise cuidadosa dos impactos financeiros.
Codata
A pauta dos sindicatos sobre a Codata é a busca por soluções para problemas enfrentados pelas entidades para operar dentro do sistema disponibilizado pela empresa, depois do serviço deixar gestão de uma empresa terceirizada e retornar ao controle do Governo do Estado. Na audiência ficou estabelecido que a pauta deve ser encaminhada à Secretaria de Administração, que poderá criar um grupo de estudo para buscar soluções e aperfeiçoar o sistema. O Fórum dos Servidores ficou de preparar uma lista de prioridades dos principais problemas que vem enfrentando para apresentar à Codata.

Fonte: ADUEPB – 07/12/2022

Compartilhe em suas redes sociais
×