A Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB está apoiando a candidatura de Lula a presidente para o segundo turno da eleição. A deliberação foi tomada numa assembleia geral da categoria após uma avaliação de conjuntura em que apontou o adversário do ex-presidente como representante de um projeto facista, cujas as suas ações foram devastadoras para os trabalhadores. Na assembleia de hoje, os/as professores/as também aprovaram uma ação judicial para buscar a aplicação do reajuste salarial integral para os vencimentos dos aposentados.
A decisão da ADUEPB de se posicionar favorável à candidatura de Lula foi aprovada após uma ampla discussão sobre o atual momento político e a constatação que esta opção significa a defesa da democracia e a possibilidade da entidade continuar existindo enquanto sindicato. A posição também
segue uma orientação da diretoria do ANDES-SN, que no início deste mês adotou a mesma deliberação.

CONAD
Neste ponto de pauta os participantes da assembleia discutiram como será a participação da ADUEPB no 14º Extraordinário do ANDES-SN, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, que terá como tema principal um balanço sobre a atuação da CSP-Conlutas nos últimos 10 anos, a relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação do sindicato nacional da central. O diretor presidente da ADUEPB, Helber Tavares representará a seção sindical e o professor Nelson Júnior participará como observador.

Aposentados
A assembleia também autorizou a assessoria jurídica da ADUEPB a mover uma ação para buscar a implantação integral para os aposentados do reajuste de 10%, concedido no início do ano, a todos os servidores. Para muitos aposentados, a implantação atingiu apenas os vencimentos, deixando de fora várias gratificações incorporadas. A ação também buscará o pagamento retroativo dos direitos não liberados.

Conselho de Representantes
Durante a assembleia a diretoria da ADUEPB empossou o novo conselho de representantes da entidade, integrado por docentes filiados indicados pelos departamentos da universidade.

Informes
Entre os informes apresentados pela diretoria estão a realização da festa de confraternização de final de ano no dia 10 de dezembro, na casa de Recepções Quinta da Colina, em Campina Grande.
Também foi informada a realização de reunião do Grupo de Trabalho de Carreira da ADUEPB, no dia 07 de novembro e a disponibilidade de novos convênios para os/as filiados em várias cidades que sediam campi da UEPB.
A abertura amanhã (21//10) do edital para a recepção de artigos para o número 02 da Revista ADUEPB em Debate também foi anunciada, junto com o tema da edição: Desafios da Educação superior, pesquisa e extensão frente às tentativas de desmonte das universidades e instituições públicas de ensino no pós-pandemia e diante das incertezas dos cenários pós-eleicões de 2022.
Fonte: ADUEPB – 20/10/2022
Posts Relacionados
-
Até quando iremos permitir que a manipulação divida a nossa categoria?
-
ANDES-SN participa de audiência pública sobre financiamento das universidades estaduais, municipais e distrital
-
ADUEPB discute a LOA 2026, em Audiência Pública na ALPB, e cobra atualização da Lei de Autonomia
-
ADUEPB participa da primeira reunião da mesa tripartite permanente de negociação
-
ADUEPB cumpre deliberação de assembleia e formaliza acordo com Governo para pagamento do retroativo das progressões funcionais
