Os(as) professores(as) da UEPB discutirão na próxima assembleia geral da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB uma proposta de mudanças do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria. Este foi o encaminhamento da reunião desta segunda-feira (14/02) do GT Carreira da ADUEPB. O Grupo de Trabalho discutiu a minuta de resolução, realizando também avaliações sobre as repercussões e os impactos da tramitação da proposta até ela chegar a ser apreciada e aprovada pela Assembleia Legislativa.
As alterações buscam solucionar inúmeras restrições para docentes atingirem a classe de professor pleno e atende a uma demanda apresentada por muitos filiados à diretoria da entidade.
O debate sobre a proposta de mudança do PCCR começou no ano passado, quando a Diretoria da ADUEPB e integrantes da Reitoria iniciaram uma discussão sobre o tema.Na ocasião, em assembleia da categoria, foi criado o Grupo de Trabalho sobre Carreira. A direção da ADUEPB solicitou de sua assessoria jurídica uma revisão da minuta que será apresentada em assembleia.
Após o debate e a deliberação sobre o tema na próxima assembleia da ADUEPB a minuta deverá ser encaminhada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente – CCPD e aos órgãos superiores da universidade para nova discussão, para só assim ser iniciadas as negociações com o Governo do Estado e finalmente ser enviada à Assembleia Legislativa para apreciação e votação.
Entre os pontos principais a serem modificados estão a forma de ingresso na classe de professor pleno, que deixaria de ser por concurso, pois a classe será incorporada à carreira. O ingresso seria por progressão, com a comprovação da produção acadêmica e defesa pública de tese ou texto que sistematize a obra do candidato.
Também acabará a restrição da quantidade de professores(as) pleno. A atual legislação determina que cada departamento pode possuir no máximo 10% da quantidade total de docentes na classe de pleno.
Fonte: ADUEPB – 17/02/2022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro