Em assembleia da ADUEPB, professores debatem sobre protocolos de retorno, carreira e formalizam comissão eleitoral

Os(as) professores(as) da Universidade Estadual da Paraíba iniciaram as discussões sobre as orientações e protocolos necessários serem implantados na instituição para permitir o retorno às atividades acadêmicas presenciais no próximo semestre letivo, em 2022. A discussão ocorreu durante uma assembleia do sindicato da categoria – ADUEPB, que apresentou um documento com orientações sobre o tema.

O documento será divulgado com todos os professores da universidade, para subsidiar o debate sobre o tema nos departamentos e centros, como também será enviado para os integrantes dos conselhos superiores da instituição, o Consepe e o Consuni.

O texto discutido hoje pelos professores foi resultado do trabalho de uma consultoria contratada pela ADUEPB para estudar e propor orientações necessárias para as atividades presenciais na universidade, como também seguiu o Plano Sanitária e Educacional aprovado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior – ANDES-SN.

Vídeo

Durante o ponto de pauta de informes, a diretoria da ADUEPB também exibiu para assembleia o vídeo que documentou a luta da entidade para a liberação das progressões de carreira de 2018 e 2019, que estavam congeladas.

Eleição

Durante a assembleia de hoje os professores também escolheram dois nomes da base da categoria que se juntarão a outros dois nomes do Conselho de representantes e um integrante do ANDES-SN para compor a comissão eleitoral que coordenará a escolha da nova gestão da ADUEPB (2021-2023). Foram escolhidos os professores Isabelle Silva e Manoel Antonio Gordón Nunes.

Curador

A diretoria da ADUEPB também apresentou a assembleia a necessidade dos(as) professores(as) escolherem um representante da categoria no Conselho Curador da UEPB. A demanda foi levada ao sindicato pela gestão da instituição. O professor Cleber Salimon, do Campus de João Pessoa foi escolhido. O Conselho é responsável pela avaliação da execução orçamentária da universidade.

GT Carreira

Na assembleia os professores também criaram o Grupo de Trabalho sobre Carreira Docente da ADUEPB, com o objetivo de subsidiar a diretoria do Sindicato nas suas políticas sobre o tema. Uma das primeiras tarefas será a elaboração de uma proposta para a mudança do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que solucione as dificuldades de progressão dos docentes para o nível professor doutor pleno, como também a continuidade de progressão dos professores após a ampliação do tempo de serviço necessário para se atingir a aposentadoria, modificado na reforma da previdência.

Os professores Rangel Júnior, Rita Cavalcante, Aldo Trajano e Morgana Souza se inscreveram para participar do GT, que continua aberto a participação de docentes de todos os campi da universidade.

Dia do Professor

Em comemoração do Dia do(a) Professor(a), a diretoria da ADUEPB sorteou 10 exemplares dos livros Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança, do educador Paulo Freire.

PEC – 32/20

Sobre a luta para barrar a aprovação da reforma administrativa (PEC 32/20) o diretor secretário da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN, Nelson Júnior, apresentou na assembleia da ADUEPB os últimos informes das ações desenvolvidas pela entidade e ressaltou a necessidade da continuidade da pressão política sobre a bancada federal da Paraíba para derrubar a proposta do Governo Federal.

Fotos: Ascom – ADUEPB

Fonte: ADUEPB – 14/10/2021

Compartilhe em suas redes sociais
×