Nota de repúdio da ADUEPB a nomeação do último colocado nas eleições a reitor da UFPB

A população Paraibana e os milhares de estudantes, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB tomaram conhecimento hoje de um dos maiores ataques a instituição em seus mais de 60 anos de existência. O Diário Oficial da União publicou um ato do presidente Jair Bolsonaro nomeando o professor Valdiney Veloso Gouveia como reitor da instituição.

A iniciativa segue a estratégia do Governo Federal de tentar impor às comunidades acadêmicas de universidades e institutos federais reitores aliados a seu projeto político e de poder, num profundo desrespeito ao resultado dos processos eleitorais democráticos e à autonomia das instituições.

A escolha do professor Valdiney Veloso como novo reitor se assemelha a outras nomeações autoritárias que ocorreram em 14 instituições federais. Ele teve um resultado eleitoral inexpressivo, perdeu em todos os segmentos e na elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário da UFPB não recebeu nenhum voto, mesmo assim foi o escolhido.

O ataque à UFPB, a sua comunidade acadêmica e a sociedade paraibana, ampara-se na possibilidade legal de nomeação pelo presidente de qualquer integrante das listas tríplices, seguindo uma legislação arcaica e elaborada durante a ditadura militar, que há décadas perdeu a sintonia com a nossa sociedade depois da redemocratização.

A ADUEPB repudia publicamente a não nomeação das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, eleitas para os cargos de reitora e vice-reitora, se solidariza com toda comunidade acadêmica da UFPB e ressalta o apoio às iniciativas de mobilização e resistência contra esse ataque à universidade, à educação e à democracia.

Campina Grande, 05 de novembro de 2020

A Diretoria

Compartilhe em suas redes sociais
×