Candidatos(as) a reitor(a) da UEPB participam de debate da ADUEPB e três assinam Carta de Compromisso do Sindicato

Os três dos quatro candidatos(as) a reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba que participaram ontem a noite do debate promovido pela Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB  assinaram a carta de compromisso proposta pelo sindicato. Carlos Enrique Ruiz, Célia Regina Diniz e Etham Barbosa ratificaram o documento, enquanto Juracy Lucena disse que ainda está avaliando o texto com sua chapa. Na próxima quarta-feira, 14/10, a entidade promoverá um debate com os candidatos(as) a vice-reitor(a).

A carta compromisso para os candidatos(as) a reitor(a) foi uma deliberação da assembleia geral da ADUEPB, realizada no dia 21/09. A Carta compromisso foi enviada de forma simultânea a todos(as) os(as) candidatos(as) a reitor(a) da UEPB e seu conteúdo incluiu a obrigação de respeitar o resultado da consulta eleitoral na formação da lista tríplice a ser enviada ao governo do estado  e na nomeação do próximo reitor.

Os candidatos(as) a reitor(a) também se comprometeram a não reduzirem a quantidades de vagas ofertadas anualmente pela UEPB para novos alunos nos cursos de graduação durante os quatro anos de gestão. Outro compromisso foi com implantação de políticas de combate ao assédio moral, assédio sexual, ao racismo, ao machismo, à transfobia e à homofobia na universidade. Leia a carta na íntegra.

Candidatos

No último bloco do debate, a presidenta da ADUEPB, Mauriene Freitas, realizou a leitura da carta e em seguida os candidatos(as) se posicionaram. O candidato Carlos Enrique concordou integralmente com o documento e parabenizou a iniciativa do sindicato. A candidata Célia Regina reafirmou todos os compromissos incluídos na carta e garantiu que respeitará o resultado da consulta.

O candidato Etham Barbosa disse que também ratificava a carta compromisso e que é completamente favorável a seus termos. Já o candidato Juracy Lucena, disse que não assinaria a carta, naquele momento, alegando falta de tempo para avaliar o documento com a candidata a vice-reitora e com o grupo que colabora com sua chapa. Até o fechamento desta matéria, não houve nenhuma comunicação do candidato sobre a assinatura da carta.

Debate

O debate foi transmitido pelo canal do YouTube da ADUEPB a partir das 19h e teve mais de duas horas de duração, com blocos que incluíram perguntas da comunidade, da diretoria do sindicato e perguntas entre os candidatos(as).

Na próxima quarta-feira, 14/10, a entidade promoverá um debate apenas com os candidatos(as) a vice-reitor(a). A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube e na página do Facebook da entidade.

Fonte: ADUEPB – 08/10/2020

Compartilhe em suas redes sociais
×