Diretoria da ADUEPB participa de reunião com Reitoria sobre minuta de resolução para garantir condições de trabalho durante pandemia

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB participou hoje de manhã (02/10) de uma reunião de trabalho com o reitor Ranger Júnior e integrantes de sua equipe com o objetivo de aprofundar e definir propostas que constarão numa minuta de resolução para assegurar condições do trabalho remoto dos professores durante a pandemia da Covid-19. A previsão é que a minuta seja enviada ao Conselho Universitário em novembro.

A maior parte dos pontos discutidos na reunião foi de temas e questionamentos apresentados pelos professores numa assembleia da ADUEPB realizada em julho, com o objetivo de garantir condições de trabalho e evitar precarização durante a pandemia.   Inicialmente as reivindicações foram discutidas num Grupo de Trabalho constituído por diretores do sindicato e integrantes da equipe da Reitoria.

Na reunião de hoje, um dos temas mais debatidos foi o dos critérios para estabelecer a distribuição de componentes curriculares por professores, considerando o número de alunos em cada turma. Os diretores da ADUEPB apresentaram vários casos de excessos, principalmente com docentes substitutos.

Também foram discutidos na reunião a necessidade de se estabelecer canais e horários de atendimentos aos alunos, preservando a carga horária do docente e seu direito ao lazer; condições para atender aos professores com necessidades especiais; a assistência técnica permanente a docentes e estudantes; a garantia de materiais bibliográficos para as aulas teóricas; o reconhecimento da produção realizada pelos docentes para fins de progressão funcional; disponibilização de atendimento psicológico especializado para os docentes, com a garantia do anonimato e a destruição de todo material didático produzido pelos professores contido na plataforma ao final dos semestres excepcionais, além de cursos de capacitação ao longo da duração dos semestres.

Participaram da reunião representando a ADUEPB os diretores Mauriene Freitas, Edson Holanda, Lourivaldo Mota, Margareth de Melo e Helber Tavares, além do assessor jurídico Josean Calixto. Pela Reitoria participaram o reitor Rangel Júnior e o pró-reitor de planejamento Luciano Albino, a pró-reitora adjunta da PROGEP, Ana Paula Lima da Silva, além do técnico Thiago Arraes.

Fonte: ADUEPB – 02/10/2020

Compartilhe em suas redes sociais
×