Nota sobre a posição da ADUEPB na eleição para reitor da UEPB

O sufrágio para a escolha dos novos dirigentes da Universidade Estadual da Paraíba, pleito que acontecerá neste segundo semestre de 2020, ocorre em um momento delicado do ensino superior no país. Há um claro ataque às instituições de educação pública, seja com cortes brutais de orçamento, pelos desrespeitos às escolhas democráticas internas ou pela desvalorização do trabalho de pesquisa competente, ensino sério e extensão comprometida. Diante disso, o docente que assumirá a administração da UEPB pelos próximos quatro anos terá pela frente não apenas o desafio de montar uma gestão séria e comprometida com a melhoria das condições atuais da instituição, mas também a laboriosa missão de realizar tal gestão através de um modelo de democracia universitária plena.
É pensando na autonomia das decisões internas da universidade (e visando fomentar para toda a sociedade o respeito pelo poder de decisão dos discentes, técnicos e docentes), como também na autonomia que o ANDES-SN adota em relação a governos, partidos políticos e gestões, que a atual diretoria da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB NÃO se situará como agente de apoio de nenhum dos candidatos que se colocarem para a Reitoria, NÃO instrumentalizará nenhuma chapa e NÃO deixará a entidade sindical ser cooptada por qualquer grupo organizado dentro ou fora da UEPB. A atual diretoria do sindicato zela para que a eleição seja disputada no campo das ideias e projetos em favor de uma universidade que vise uma educação superior pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.
E é desta forma que a ADUEPB, enquanto sindicato dos docentes da UEPB, buscará atuar nesta eleição vindoura: realizando em seus canais digitais, devido ao isolamento social para evitar a pandemia da covid-19, debates e discussões com todas as candidaturas. Sempre pautados em regras democráticas e equânimes, em acordo com comissão eleitoral e candidatos, com máxima divulgação a fim de ampla participação da comunidade.
Esta forma de atuação na eleição não é apenas uma missão democrática. Ela também é uma preocupação com o tom e nível que a atual eleição tem tomado, mesmo antes de existir comissão eleitoral, chapas inscritas ou programas fundamentados. Se estes tipos de práticas ainda persistem na instituição e que gestões anteriores na ADUEPB contribuíram para colocar no imaginário da comunidade que o espaço sindical é usado para tipos de prática política vazia, a atual Diretoria da ADUEPB está certa então que marca um novo tempo. Institucional, democrática, de educação política e livre de aparelhamento.
A diretoria da ADUEPB lembra a toda comunidade acadêmica que os componentes da gestão “Enfrentamento, autonomia e solidariedade: nenhum direito a menos”, gestão 2020-2021, são docentes da instituição e como tais, participam do pleito como votantes, com direito de livre escolha de seus candidatos. Em nenhum momento levantam o signo de representante sindical, mas do que constrói como professor da UEPB.
O sindicato espera assim que a postura dos “reitoráveis” e seus apoiadores possa ser política no sentido mais propositiva e ética do termo, e que reconheçam que sindicato defende a categoria dos docentes, em todas as instâncias necessárias de luta. O que importa nesta eleição, para a ADUEPB, é o compromisso com os direitos e conquistas dos(as) professores(as). E o que os candidatos têm a dizer sobre isso.
Ao mesmo tempo a atual diretoria da ADUEPB ressalta que defende a posse da candidatura vencedora da consulta, sem esquecer a necessária e urgência mudança na legislação que ainda prevê a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Governo do Estado, como um direito conquistado com a autonomia universitária inscrita no artigo 207 da Constituição Federal.

Campina Grande, 10/09/2020
Diretoria da ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×