Sindicato divulga chamada para primeiro número da revista ADUEPB Debate

Já está aberta a chamada para a seleção de artigos para o primeiro número da revista digital da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, a ADUEPB – Debate. A chamada está disponível na área de downloads do site do sindicato e a previsão para o lançamento da revista é o mês de setembro. A temática de lançamento é “Instituições, serviços e profissionais em risco: o debate necessário em tempos de pandemia”. Os textos podem ser enviados até o dia 20 de agosto.

A diretora da ADUEPB para assuntos científicos, culturais e sociais da ADUEPB, Paula Castro explica que o “objetivo da revista é ampliar os espaços para o debate sobre o conhecimento produzido nas universidades públicas do país. A ADUEPB entende que é também um compromisso do sindicato o de criar um espaço reconhecido pelo ambiente científico para as discussões políticas acadêmicas das questões que envolvem a vida da universidade e seus espaços de atuação para contribuir para a transformação e avanço da sociedade”. O lançamento da revista também é o cumprimento de uma das propostas de campanha da atual gestão da entidade.

A escolha da temática do primeiro número foi baseada numa avaliação da atual conjuntura brasileira onde faz-se necessário aprofundar o debate sobre a reforma da previdência e seus efeitos, a educação, tecnologias e seus sujeitos em tempos de pandemia da COVID-19, as condições de saúde física e emocional da população, o crescimento da violência doméstica envolvendo mulheres e crianças em função das condições de isolamento social, a crise nos setores de cultura e arte, bem como a atuação das seções sindicais para assegurar a manutenção dos direitos dos profissionais das universidades públicas brasileiras.

Diretrizes para autores

A Revista ADUEPB Debate publica artigos originais e inéditos, referentes à área da educação, ensino e serviços públicos, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Podem submeter contribuições profissionais com estudos e pesquisas relacionados à temática de cada edição e o escopo da revista. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, relatos de experiências, entrevistas e resenhas. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID. O cadastro é feito acessando o endereço: https://orcid.org/register

Para a avaliação serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação.

As citações seguirão a NBR 10.520, de agosto de 2002, da ABNT.

As contribuições serão recebidos através do e-mail: aduepbdebate@gmail.com

Veja a chamada para publicação

Foto: Kimberly Farmer – https://unsplash.com/

Fonte: ADUEPB – 11/06/2020

 

Compartilhe em suas redes sociais
×