As entidades sindicais dos trabalhadores do serviço público estadual ganharam ontem (03/06) um argumento a mais contra o risco de corte de benefícios e auxílios, como medida de economia do Governo do Estado em consequência da pandemia da Covid-19. A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei (1.798/2020) de autoria do deputado Bosco Carneiro, apresentado através de uma solicitação da Associação dos Servidores de Carreira Assembleia – ASCAL, e que escalona o aumento da contribuição previdenciária do Estado à PBPrev em 04 anos, com início em 2021.
O aumento foi uma consequência da aprovação da reforma da previdência estadual, por meio do Projeto de Lei Complementar (PLC-12/19), no dia 18 de março, que incluiu o aumento da contribuição patronal de 22% para 28% já esse mês de junho.
Diante da obrigatoriedade do reajuste, vários gestores estaduais vinham ameaçando cortar benefícios e auxílios dos servidores para cobrir essa obrigação legal. O projeto foi aprovado por unanimidade dos deputados e estabelece que em 2020, a contribuição permanecerá 22%. Em 2021, passará para 23,5%, em 2022 para 25% , 26,5% em 2023 e 28% a partir de 1º janeiro de 2024.
A presidente da ADUEPB, Mauriene Freitas, avalia que “a aprovação da lei é uma conquista para a segurança material e emocional dos servidores públicos paraibanos. Num momento como esse, em meio a pulsão de morte constante em que estamos vivendo, é preciso respeitar os direitos dos servidores e manter, ao máximo, as condições que oferecem a estabilidade emocional e fomenta a reduzida economia paraibana”.
A aprovação do projeto é importante para associações e sindicatos de servidores estaduais pois fortalece as entidades no objetivo de afastar qualquer ameaça de cortes salariais. A iniciativa também assegura que a folha de pessoal não extrapole os limites da LRF e com isso impeça o pagamento de progressões e outros direitos.
Fonte: ADUEPB 09/06/2020
Posts Relacionados
-
“Vida além do trabalho”, curta lançado pelo ANDES-SN expõe impactos da jornada 6×1
-
PROFESSORES DA UEPB INTENSIFICARÃO MOBILIZAÇÃO E DECIDIRÃO SOBRE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 16 DE SETEMBRO
-
Reforma Administrativa representa atentado à democracia e população precisa estar atenta
-
Educação terá plenária nacional na terça (26) para mobilizar pelo Plebiscito Popular
-
ADUEPB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM REITORIA SOBRE COBRANÇA DO PAGAMENTO DO DUODÉCIMO DEVIDO PELO GOVERNO DO ESTADO