Nota Pública da ADUEPB

Diante das consequências da pandemia do COVID – 19, o coronavírus, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba – ADUEPB comunica a sua categoria e a comunidade universitária que a paralisação do dia 18 de março, nessa quarta-feira, aprovada na última assembleia geral da entidade (06/03), está mantida.
A diretoria do sindicato explica que seguirá as orientações das autoridades de saúde pública, que recomendam a não realização de reuniões com mais 300 de pessoas, e que na Greve Nacional da Educação promoverá apenas panfletagens e manifestações de pequena proporção em locais públicos e ao ar livre.
Por outro lado, a ADUEPB aposta que a Reitoria da universidade, que é a responsável por adotar as medidas necessárias nesse momento, tome as iniciativas para prevenir a propagação do coronavírus na comunidade acadêmica. A entidade acompanhará com atenção a implementação das providências, imprescindíveis para garantir o máximo de saúde para professores, estudantes e técnico-administrativos.
Mesmo no atual momento crítico da saúde pública brasileira, a ADUEPB avalia ser necessário e oportuno o questionamento das políticas adotadas pelo atual governo federal, que tem promovido um dos mais profundos e devastadores ataques ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Se faz urgente de revogação da Emenda Constitucional – EC 95, que congelou o orçamento público federal para gastos na área social por 20 anos, incluindo a área de saúde, para garantir ao SUS as condições financeiras e materiais para a prevenção e combate da doença e a necessária valorização dos servidores que realizarão um atendimento digno a todas as pessoas infectadas.
Vale também ressaltar a necessidade de garantir financiamento público adequado para a área de ciência e tecnologia e para as universidades públicas, para que a sociedade tenha condições de pesquisar novos medicamentos e vacinas para o enfrentamento da pandemia. Lembramos que foram duas pesquisadoras de instituições públicas que, em apenas dois dias, mapearam geneticamente o coronavírus no Brasil.
Ciente da sua responsabilidade cidadã, a ADUEPB está mantendo contatos com setores da universidade com o objetivo de produzir e distribuir gratuitamente entre a comunidade universitária produtos de higienização e assim reduzir o risco de propagação do coronavírus. Assim que os materiais estiverem disponíveis, a entidade anunciará amplamente as formas de distribuição.

Diretoria da ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×