VIII Seminário Agosto para Igualdade Racial discutirá genocídio da juventude negra

A organização do VIII Seminário Agosto Para a Igualdade Racial divulgou a programação do evento que incluirá palestras em 10 escolas públicas, oficinas, apresentações culturais e a realização de uma audiência Pública pelo Ministério Público da Paraíba. A programação terá início no dia 12/08 e se prolongará até o dia 17/08. A participação no evento será gratuita.
O tema central do Seminário será o “Vidas Negras Importam” e foi escolhido por Campina Grande ser hoje o 26º município com maior mortalidade de jovens negros do país, com base em dados estatísticos do Ministério da Saúde. Para discutir o genocídio da juventude negra, o Seminário promoverá, em parceria com o Ministério Público, no dia 12/08, no Auditório da instituição, a partir das 14h.
Um dos destaques da programação será também um ato público, no dia 12/08, às 9h30, na Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, reivindicando a implantação de quotas raciais para negros (as) nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
O evento incorpora na atual versão discussões sobre as temáticas LGBT e feminista, com a realização no dia 14/08, às 7h30, da palestra: Gênero, Sexualidade e LGBTfobia, na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Guedes de Andrade, a ser apresentada por Heitor Vieira, agente de direitos humanos do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira, de Campina Grande, e no dia 15/08, às 14h, da palestra Saúde da Mulher Negra e Racismo Institucional, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFCG, tendo como palestrante: Naira dos Santos Gomes -. Integrante do Fórum Marielles, antropóloga, feminista negra, representante da Marcha do Empoderamento Crespo e integrante do Coletivo Mahin – Salvador – BA.
O seminário também realizará uma homenagem a mestra das Artes Edite do Coco, no dia 16/08, 9h30, com a entrega de uma placa de hora ao mérito, no Auditório da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida.
A organização já confirmou a participação do presidente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço, nas atividades da programação. O Seminário recebe o apoio da ADUEPB.

Abaixo, a programação completa do evento:

Dia 12 de agosto – Segunda-feira

7:30h – Local: Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão.
Dia Internacional da Juventude\ Palestras: Mulheres Negras, Feminicídio e Violência Racial.
Vidas Negras Importam ou Não?
Agravos à Saúde Mental de LGBTs em Função do Preconceito e Discriminação Por Gênero e Sexualidade.
Palestrantes: Luciene Tavares- Graduada em Pedagogia Pela Universidade Vale do Acaraú e Mestranda em Formação de Professores Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB.
Professor e Poeta Cordelista J. Lima- Especialista em Fundamentos da Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB.
Edivan Gonçalves da Silva Júnior- Psicólogo do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira, Mestre em Psicologia da Saúde, Especialista em Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial.

9:30h – Ato Público: Queremos Cotas Raciais Para Negros (as) na Graduação e Pós-Graduação na UEPB!
Local: Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba\UEPB.

14h – Audiência Pública: Auditório do Ministério Público da Paraíba Para Debater o Genocídio da Juventude Negra.
Debatedores: Wanderlei Lourenço – Presidente da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cidadania do Governo Federal.
Jair Nguni- Historiador, Coordenador do VIII Seminário Agosto Para a Igualdade Racial e Militante do Movimento Negro de Campina Grande\MNCG.

Dia 14 de agosto – Quarta-feira

7:30h – Palestras: Genocídio da Juventude Negra e o Atlas da Violência Sob o Ponto de Vista das Ciências Sociais.
Estatuto da Igualdade Racial e Racismo.
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vicentina Vital do Rego.
Palestrantes: Rogério Zeferino- Doutor em Ciências Sociais e Professor da Universidade Federal de Campina Grande\ UFCG.
Herry Charriery- Advogado e Coordenador do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira

7:30h – Palestra: Gênero, Sexualidade e LGBTfobia.
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Guedes de Andrade.
Palestrante: Heitor Vieira- Agente de Direitos Humanos do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira de Campina Grande.

9:30h – Palestras: Desigualdades Raciais e Letalidade de Jovens Negros- Uma Análise do Atlas da Violência à Luz do Serviço Social.
Gênero, Sexualidade e LGBTfobia.
Local: Cine Teatro São José.
Palestrantes: Alcione Ferreira da Silva- Professora do Departamento do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba e Integrante do NEABÍ- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UEPB\CAMPUS I.
Ednaldo da Costa Braz- Assistente Social do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira de Campina Grande.
Encerramento: Dança- Grupo Sky Group da Escola Estadual de Ensino Médio Clementino Procópio.

10h – Palestra: Racismo Religioso e Religiões de Matriz Afro- Ameríndia.
Local: Escola Cidadã Integral Sólon de Lucena.
Palestrantes: José Romero Soares de Santana- Graduado em História Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB, Especialista em Educação Para as Relações Étnico-Raciais e Mestre em História Pela Universidade Federal de Campina Grande\UFCG.
Camilo Diniz- Professor Universitário, Mestre em Direitos Humanos Pela Universidade Federal da Paraíba\UFPB e Advogado do Espaço LGBT Luciano Bezerra Vieira de Campina Grande.

19h – Palestra: Racismo Religioso e Religiões de Matriz Afro-Ameríndia.
Local: Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Sólon de Lucena.
Palestrantes: José Romero Soares de Santana- Graduado em História Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB, Especialista em Educação Para as Relações Étnico-Raciais e Mestre em História Pela Universidade Federal de Campina Grande\UFCG.

Dia 15 de agosto- Quinta-Feira

10h – Palestra: Vidas Negras Importam!
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga.
Palestrante: Nazito Pereira- Mestre em Filosofia Pela Universidade Federal da Paraíba\UFPB e Professor da Rede Estadual de Ensino.

13:30h – Palestras: Cordel Vidas Negras Importam ou Não?
Desigualdades de Gênero, Racismo e Feminicídio no Brasil.
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião.
Palestrantes: Professor e Poeta Cordelista J. Lima- Especialista em Fundamentos da Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB.
Paula Wanessa- Advogada do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes.

14h – Palestra: Saúde da Mulher Negra e Racismo Institucional.
Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Campina Grande\CCBS- UFCG.
Palestrante: Naira dos Santos Gomes -. Integrante do Fórum Marielles, Antropóloga, Feminista Negra, Representante da Marcha do Empoderamento Crespo e Membro do Coletivo Mahin – Organização de Mulheres Negras de Salvador-BA.

16h – Palestra: Desigualdades de Gênero, Racismo e Feminicídio no Brasil.
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Murilo Braga.
Palestrante: Angela Barbosa- Socióloga do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes.

De 9:30h até 12h – Programação Afro Cultural Para os (as) Estudantes da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata).
 Oficina de Rítmos Afro-Brasileiros- Zé Luan Costa- Batuque Ayan e Coletivo Quilondê.
 Oficina de Coco de Roda- JB do Coco e Tirineti.
 Oficina Capoeira Angola e Ancestralidade da Mãe África- Anderson Albertino- Bacharel em Educação Física Pela Faculdade Maurício de Nassau e Treinel da Escola Capoeira Angola Mukambu Paraíba.

Dia 16 de agosto – Sexta-feira

9:30h – Abertura: Naira Gomes Entrega Placa de Honra ao Mérito Para a Mestra das Artes Dona Edite do Coco no Auditório da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata).

Apresentação Afro Cultural: Grupo de Ciranda Margarida Maria Alves da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.
Palestra: Genocídio da Juventude Negra.
Palestrante: Naira dos Santos Gomes- Integrante do Fórum Marielles, Antropóloga, Feminista Negra, Representante da Marcha do Empoderamento Crespo e Membro do Coletivo Mahin- Organização de Mulheres Negras de Salvador-BA.

Mesa redonda: Capoeira, Ciranda, Coco e Maracatu- O Brasil Foi Construído Pelo Povo Bantu.
Expositores: Zé Luan Costa- Historiador, Membro do Coletivo Quilondê e Criador do Batuque Ayan.
Marcos Antonio Batista (Mestre Sabiá)- Historiador e Mestre de Capoeira da Associação Cultural de Capoeira Badauê.
Evaldo Morcego- Contra Mestre da Escola de Capoeira Afro Nagô.
Encerramento Afro Cultural: Grupo de Dança Afro Cor da Terra da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.
Grupo de Dança Mandacaru da Prata\ Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata).

13:30h – Palestras Para Todas as Turmas dos Terceiros Anos do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro:
Representatividade e Empoderamento das Mulheres Negras.
Mulheres Negras, Feminicídio e Violência Racial.
Desigualdades de Gênero, Racismo e Feminicídio no Brasil.
Palestrantes: Naira dos Santos Gomes- Integrante do Fórum Marielles, Antropóloga, Feminista Negra, Representante da Marcha do Empoderamento Crespo e Membro do Coletivo Mahin- Organização de Mulheres Negras de Salvador-BA.
Luciene Tavares- Graduada em Pedagogia Pela Universidade Vale do Acaraú e Mestranda em Formação de Professores Pela Universidade Estadual da Paraíba.
Priscilla Maria de Castro Silva- Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (CCBS/UFCG) e Doutora em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba\UFPB.
Valdízia Maria Silva do Nascimento- Graduada em Psicologia da Saúde Pela Faculdade Maurício de Nassau.

19h – Abertura Cultural: Lampejos das Recordações do Escrivão Isaias Caminha de Lima Barreto- Professor e Poeta Cordelista J. Lima.
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Humberto Lucena.
Palestra: Lima Barreto- Um Escritor Afro-Brasileiro na Luta Contra o Racismo e Desigualdades Raciais na Literatura.
Palestrante: Rogério Zeferino- Doutor em Ciências Sociais e Professor da Universidade Federal de Campina Grande\UFCG.

Dia 17 de agosto – Sábado

Programação Para a Comunidade Quilombola Santa Rosa no Município de Boa Vista.
14h – Abertura Cultural: Cordel Vidas Negras Importam ou Não?
Professor e Poeta Cordelista J. Lima- Especialista em Fundamentos da Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Estadual da Paraíba\UEPB.
Palestra: Vidas Negras Importam!
Palestrante: Professor Nazito Pereira- Mestre em Filosofia Pela Universidade Federal da Paraíba\UFPB e Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

“Cada pedaço de chão
Cada pedra fincada um pedaço de mim
Meu Ilê Aiyê
O povo Bantu ajudou construir o Brasil.”( Bloco Afro Ilê Aiyê)

Fonte: ADUFCG – Com informações da organização do Seminário – 08/08/2019

 

Compartilhe em suas redes sociais
×