Nota de solidariedade ao Colegiado e a Chefia de Departamento do Curso de Geografia da UEPB

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba – ADUEPB vem publicamente manifestar sua irrestrita solidariedade ao Colegiado e a Chefia de Departamento do Curso de Geografia do Campus I da UEPB e seu repúdio diante das mensagens ofensivas, em diversas redes sociais, e de tentativas de implantar, em emissoras de rádio da cidade, uma versão distorcida e constrangedora para um de seus atos administrativos, por pessoas com objetivos escusos e alheios aos interesses da educação pública.

O ataque ao Colegiado foi uma reação à correção do encaminhamento de um estudante na solicitação para a ocupação de um dos auditórios da UEPB, por instituições privadas, com o objetivo de exibição e de debate de um filme no dia 02 de abril.

Seguindo uma série de rotinas adotadas por muitos departamentos e cursos da UEPB, as solicitações para a reserva de auditórios no Curso de Geografia são pautadas em demandas relacionadas aos grupos de pesquisa do curso, atividades ou evento promovidos pela coordenação e atividades do Centro Acadêmico.

A solicitação para a exibição do filme foi realizada pelo aluno com garantia que possuía o apoio do Centro Acadêmico de Geografia, sendo contestado oficialmente pela entidade. Diante da constatação e baseado numa decisão do seu colegiado, o Departamento do curso cancelou a reserva do auditório.

A iniciativa desagradou alunos e apoiadores da exibição do filme. Um advogado impetrou um mandado de segurança e consegui uma liminar, que foi cumprida pelo Departamento de Geografia, mas os promotores do evento não compareceram para realizá-lo.

O fato ganhou repercussão midiática quando apoiadores da exibição do filme se manifestaram nas redes sociais e em emissoras locais, tentando construir de forma ideológica uma versão distorcida dos fatos. Seu foco foi uma suposta tentativa de censura, quando a iniciativa do colegiado foi a correção administrativa de uma solicitação inexistente em nome do Centro Acadêmico de Geografia.

A iniciativa de pessoas ligadas a grupos autoritários da política nacional de tentar construir um fato inexistente para perverter um ato administrativo ressalta o perigo a que a universidade, local de produção e difusão do conhecimento plural e laico, está submetida já que estas pessoas buscam apenas o convencimento de suas ideias e o crescimento acrítico do número de seguidores, sem nenhum compromisso com os interesses da comunidade acadêmica ou com verdades históricas reconhecidas, inclusive por organismos internacionais.

A ADUEPB, novamente, se solidariza com o Colegiado e com a Chefia de Departamento do Curso de Geografia e disponibiliza sua assessoria jurídica e demais serviços do sindicato aos docentes atingidos no caso.

Campina Grande, 09 de abril de 2019

Diretoria da ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×