ADUEPB e comunidade universitária discutirão orçamento da UEPB para 2019 com Comissão da Assembleia Legislativa

A diretoria da Associação dos Docentes da UEPB, representantes dos técnico-administrativos, dos estudantes e da Reitoria da Universidade discutirão na próxima terça-feira (20/11), com a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa possibilidades de assegurar para a instituição um orçamento adequado para seu funcionamento em 2019.
A reunião foi agendada durante a Audiência Pública da Assembleia Legislativa sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, realizada nesta terça-feira (13/11). Este encontro vinha sendo construído pela diretoria da ADUEPB, com a intermediação do vice-presidente da Comissão, deputado Frei Anastácio.
Durante a audiência pública, o presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, mostrou a necessidade de uma discussão dos representantes da comunidade acadêmica e da Reitoria com a Comissão da Assembleia que elabora a LOA 2019, apontando que a proposta que está em discussão no parlamento contém uma redução do orçamento da UEPB de R$ 317.739 milhões (2018) para R$ 292.822 milhões.
Também entre as justificativas para a necessidade de discussão do orçamento da UEPB, a ADUEPB lembrou que os deputados poderão ser co-responsáveis pela redução de mais de 3 mil vagas para estudantes da Paraíba, já que pelo orçamento proposto para 2019, a gestão da instituição tem afirmado que não terá condições de retomar a segunda entrada anual, no início do segundo semestre.
Ao mesmo tempo, Nelson Júnior lembrou que para 2019 o Governo do Estado prevê um aumento de 9,39% para as verbas na área da comunicação, 4,23% para a segurança pública e uma redução de 3,99% para os gastos com a educação, demonstrando contradições nas prioridades do próximo governo.
Na sua fala, o presidente da ADUEPB também ressaltou a necessidade de se incluir no orçamento do próximo ano a previsão de reposição salarial para os servidores do estado, da ativa e os aposentados, que há quatro anos não recebem sequer as perdas inflacionárias.


TRANSIÇÃO
Durante a audiência pública sobre a LOA, a ADUEPB e Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN sugeriram ao secretário de planejamento, gestão e orçamento Waldson Souza, que levasse aos integrantes do próximo governo, a sugestão da formação de uma comissão para discutir com os representantes da UEPB, o que a futura gestão estadual pensa sobre a universidade estadual e seu papel no desenvolvimento da Paraíba. O secretário também se dispôs a construir um encontro dos representantes da UEPB com os integrantes do futuro governo.
Da audiência também participaram da audiência o vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, a diretora de comunicação da ADUEPB, Mauriene Freitas, como também diretores do Sindicato dos técnico-administrativos da UEPB – Sintespb/UEPB e estudantes da UEPB.

Fotos: Divulgação AL/ Nyll Pereira

Fonte: ADUEPB – 15/11/2018

Compartilhe em suas redes sociais
×