Nota da ADUEPB

ADUEPB

NOTA
Nas últimas duas semanas a UEPB vivenciou dois episódios conflitantes envolvendo policiais militares, alunos e professores. Nestes conflitos, integrantes da Polícia Militar atuaram em duas frentes: em um primeiro momento, tentam inibir a liberdade de expressão no campus III (Guarabira) e, posteriormente, agindo autoritária e intimidadoramente, tentam criminalizar conduta acadêmica legítima e alicerçada na Legislação pertinente.
Em ambos os casos, a ADUEPB, atuou no sentido de defender a Universidade enquanto espaço da crítica e da pluralidade de ideias, bem como a responsabilidade do docente pelo bom funcionamento da sala de aula; o que implica em, de acordo com o Ordenamento Jurídico pátrio, tomar decisões quando estas forem necessárias. Foi, portanto, com base em tal contexto fático e legal que a ADUEPB se comportou nos dois retromencionados episódios.
Entretanto, na contramão dos fatos, alguns atores buscaram se aproveitar da situação na tentativa de criar uma rusga entre a comunidade acadêmica da UEPB e a Polícia Militar da Paraíba. A ADUEPB entende que tal clima beligerante, entre os integrantes das citadas instituições, não traz nenhum benefício para a sociedade paraibana.
Outrossim, é inarredável uma lúcida e profunda reflexão da sociedade sobre o porquê da existência de tais episódios conflitantes envolvendo a UEPB e a PM. Objetivando, desta forma, que os mesmos não repitam, evitando-se, portanto, a afronta ao Estado Democrático de Direito e ao bom relacionamento destas instituições.
De mais a mais, a ADUEPB está promovendo estudos que embasem a elaboração de uma proposta a ser apresentada à Reitoria e ao CONSUNI da Universidade Estadual da Paraíba com o objetivo de regulamentar, de acordo com a legislação vigente, o porte de arma por membros da comunidade acadêmica no ambiente universitário.
Por fim, reafirma-se que a ADUEPB acompanhará o desenrolar dos fatos atuando, sempre que se fizer necessário, na defesa da autonomia da Universidade e da Academia como espaço democrático para o livre pensar e, igualmente, da autonomia do professor na condução do processo educacional.

A DIRETORIA

Compartilhe em suas redes sociais
×