Os professores e técnicos da Universidade Estadual da Paraíba, que estão em greve, realizaram com o apoio dos estudantes da instituição um grande ato público hoje (10/05) pela manhã, em João Pessoa, para cobrar do Governo do Estado a abertura do diálogo com as categorias em busca de uma solução negociada para a crise da UEPB e a paralisação. A manifestação ocorreu em frente ao Palácio da Redenção, com a participação de centenas de pessoas.
O ato começou por volta das 9h, e se manteve até às 13h, mesmo com uma constante chuva que atingiu o local. Os participantes chamaram a atenção da população e da mídia de João Pessoa levando para o local, cruzes pintadas de preto e com palavras apontando direitos, serviços e ações da universidade que estão em risco ou que já foram atingidos com os cortes orçamentários promovidos pelo Governo do Estado. Inicialmente, as cruzes foram fincadas nos jardins da Praça João Pessoa e, em seguida, levadas até a entrada do Palácio da Redenção, que permaneceu fechado durante toda manifestação.
Representantes de várias entidades falaram em apoio a greve, assim como estudantes, professores e técnicos dos Campi de Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira, Patos, João Pessoa e Campina Grande. A animação do ato ficou com grupos de maracatu e de percussão.
Professores, Estudantes e técnico-administrativos foram ao ato cobrar que o Governo do Estado que abra um canal de diálogo com as categorias para cobrar, o respeito à Lei de Autonomia da UEPB, a garantia do duodécimo da universidade com base no orçamento aprovado pelo Conselho Superior (Consuni), a reposição salarial de 23% para os docentes, o descongelamento do PCCR e das progressões de carreira, a consolidação de infraestrutura adequada aos campi , o cumprimento do acordo de greve de 2015 e a ampliação e melhoria da política de assistência estudantil.
Durante o ato, a Comissão de Política e Negociação do Comando de Greve dos Docentes protocolou no Palácio da Redenção, para o governador Ricardo Coutinho, o documento contendo os primeiros eixos da greve dos professores e a pauta de reivindicação, além de mais um pedido de audiência.
A Comissão também conseguiu na Assembleia Legislativa a confirmação que uma Audiência Pública sobre a UEPB será realizada na manhã da próxima quinta-feira (18/05), e o apoio de vários deputados estaduais, que foram ao local da manifestação e falaram denunciando os prejuízos que a política de cortes orçamentários promovida pelo Governo Estado atinge não apenas a universidades, mas outros poderes e órgãos estaduais.
Na visita a Assembleia Legislativa, o Comando de Greve conversou com a deputada líder da Bancada do Governo, Estela Bezerra (PSB), e obteve o seu compromisso que se empenhará para a realização de uma audiência entre representantes da comunidade universitária, o governador Ricardo Coutinho e da Reitoria da UEPB.
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão