Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB realizarão na próxima terça-feira (28/03) uma nova paralisação para denunciar e protestar contra a crise na universidade, o congelamento de salários e gratificações e cobrar do Governo do Estado a abertura de diálogo. Com paralisação das aulas, a Associação dos Docentes – ADUEPB, realizará no Centro de Campina Grande uma manifestação para divulgar o movimento e buscar o apoio da população.
A manifestação no Centro de Campina Grande ocorrerá no cruzamento da Avenida Floriano com o antigo posto Futurama, a partir das 9h. Nela será realizado um adesivaço, panfletagem e apresentações culturais. A concentração para o ato ocorrerá na Praça Clementino Procópio, a partir das 8h.
Na segunda-feira (27/03), a diretoria da ADUEPB e a Comissão de Mobilização realizarão panfletagens e mobilizações em todos os centros do campus de Bodocongó, a partir das 7h. A noite, a partir das 18h, as atividades serão repetidas nos mesmos locais.
Além de denunciar para a população a crise na UEPB, aprofundada com o corte orçamentário de R$ 27 milhões realizado pelo Governo do Estado e pela portaria da Reitoria da instituição que estabelece uma série de cortes de despesas a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação, o movimento dos professores também cobrará do Governo do Estado abertura de diálogo com a categoria para discutir o congelamento salarial e das gratificações.
Há meses, a ADUEPB solicita oficialmente audiência ao Governador Ricardo Coutinho e seque recebe resposta. O déficit salarial nos últimos três anos chega a 23%, e esta perda foi agravada com o congelamento das progressões previstas na lei do plano de cargos, carreira e remuneração dos professores desde 2016.
Previdência
A paralisação dos professores da UEPB na terça-feira também estará inserida na Semana Nacional de Mobilização contra a Reforma da Previdência (27 a 31/03) convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, do qual a ADUEPB é uma seção Sindical.
Dentro desta programação a ADUEPB também participará da audiência pública convocada pela Câmara dos Vereadores, para esta segunda-feira (27/03), para discutir a proposta de reforma da Previdência (PEC 287/2016), a partir das 10h00.
Posts Relacionados
-
Primeira audiência da nova diretoria com Reitoria da UEPB é marcada por elucidações de dúvidas sobre acordo do retroativo das progressões e encaminhamentos sobre Lei de Autonomia e PPCR
-
3ª Marsha Trans ocupa Brasília (DF) contra a transfobia e por dignidade
-
Ato em Brasília cobra paridade e integralidade para servidoras e servidores aposentados
-
NOTA PÚBLICA – ADUEPB – Em defesa da democracia sindical 2025/2027
-
Assembleia Geral ADUEPB – 05/12/2025 – 9h30
