Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB intensificarão sua mobilização contra o congelamento salarial e das progressões de carreira. Após oito meses de confisco e de perdas em seus vencimentos a categoria decidiu, numa assembleia Geral da ADUEPB, realizada pela manhã, no auditório 02 de Central Integrada de Aulas – CIA, que no próximo dia 15 de setembro, a partir das 9h, realizará um ato público em frente a Reitoria, cobrando reposição salarial e o fim dos congelamentos das progressões da carreira docente. Nesta data, não ocorrerá paralisação das atividades acadêmicas.
Assembleia também aprovou a criação de uma comissão de mobilização, realização de visitas em salas de aula e departamentos de todos os campi da universidade e uma oficina de produção de cartazes, além da promoção de debates sobre temas de grande importância política para a categoria, como o PLP 257/2016 e a PEC 2041/2016 e conjuntura nacional e local.
A decisão de ampliar a mobilização foi deliberada para que a categoria enfrente uma conjuntura adversa na luta por reposição salarial e implantação das progressões de carreira. Segundo dados de um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, realizado atendendo uma solicitação da ADUEPB, as perdas salariais dos últimos anos dos docentes da UEPB já chegam a 25%.
Nos próximos dias a diretoria da ADUEPB articulará com o Fórum dos Servidores Estaduais a realização de audiências com a direção da Assembleia Legislativa e com o Governo do Estado, para discutir a realização de estudos sobre situação financeira do estado, conforme está previsto na lei (10.660/2016) que congelou salários e progressões, para avaliar a possibilidade de suspender a proibição de reajustes salariais.
Ao mesmo tempo em que decidiram intensificar a mobilização, os docentes também deliberaram que acompanharão de forma permanente as discussões sobre o orçamento da UEPB para 2017, com o objetivo de incluir na previsão orçamentária de pessoal uma reposição salarial que recupere as perdas dos últimos anos.
Para representar a base da categoria no Encontro do setor das Estaduais e Municipais do ANDES-SN, que ocorrerá no período de 16 a 18 de setembro, em Salvador (BA), a assembleia indicou a professor Cristiane Nepomuceno. A diretoria da ADUEPB também enviará um diretor ao evento.
Fonte: 01/09/2016
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
STF decide pela constitucionalidade de emenda que flexibiliza regime de contratação no serviço público
-
III Jornada de Assuntos para Aposentadoria do ANDES-SN aprofunda temas sobre reformas previdenciárias e fundos de pensão