Negociações entre ADUEPB e o Governo do Estado continuam avançando

A segunda reunião entre os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e o Governo do Estado foi realizada hoje pela manhã e continuou registrando avanços em direção aos objetivos prioritários definidos pela categoria para o diálogo com a gestão estadual, que foram o descongelamento das progressões de carreira e o reajuste salarial. O encontro foi adiado da sexta-feira (11/08) passada para hoje devido a compromissos dos representantes do Governo, em Brasília.

O presidente da Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB, Nelson Júnior, participou da reunião na sede da Secretaria de Planejamento, em João Pessoa, e considerou o encontro bastante produtivo, mas ressaltou que ainda não foram definidas propostas para a categoria por parte do Governo do Estado. “Como isto ainda não ocorreu, todas as partes envolvidas estão optando pela não divulgação dos detalhes das discussões, pois elas podem sofrer mudanças e a divulgação precoce pode resultar em incompreensões. Assim que isto for concretizado, elas serão levadas ao conhecimento dos docentes”, explicou.

Na reunião de hoje, quem representou o Governo do Estado foi o secretário executivo de planejamento, Fábio Maia. O secretário estadual de planejamento, Waldson Souza, não pode comparecer pois no momento participava de uma outra agenda de trabalho.

Também estavam presentes ao encontro o reitor da UEPB, Rangel Júnior, a diretora secretária da ADUEPB, Elizabete Vale, a professora Tânia Ribeiro, integrante da Comissão de participantes do Comando de Greve escolhida numa assembleia geral para acompanhar as negociações, o vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha e representando o Sintespb/UEPB o presidente, Fernando Borges, e outros diretores.

O professor Etham Barbosa, também da Comissão de Acompanhamento das negociações também esteve na Secretaria Estadual de Planejamento, porém não participou diretamente da reunião devido ao limite de presentes para o encontro. O advogado Josean Calixto, da assessoria jurídica da ADUEPB, também acompanhou a reunião de negociação.

Greve

A Greve dos docentes da UEPB ocorreu nos meses de abril, maio e junho deste ano e tinha como principais reivindicações o cumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB, a garantia dos valores do duodécimo da UEPB de acordo com o orçamento construído e aprovado pelo Consuni, no valor de $ 410 milhões, reposição 23,61%, o descongelamento do PCCR, o concurso público para docentes e contratação imediata dos concursados, a consolidação/construção de infraestrutura adequada aos campi, controle social do orçamento da universidade, cumprimento do acordo da Greve 2015, ampliação e melhorias na Política de Assistência Estudantil.

Leia também: ADUEPB retoma negociação com Governo para discutir pauta da greve dos docentes

Compartilhe em suas redes sociais
×