ADUEPB retoma negociação com Governo para discutir pauta da greve dos docentes

O diálogo entre os professores da Universidade Estadual da Paraíba e o Governo da Paraíba sobre as reivindicações dos docentes foi retomado hoje (04/08), durante uma reunião na Secretaria de Planejamento.  O sindicato busca a implantação da proposta aprovada pela categoria de reajuste salarial e descongelamento das progressões de carreira. A negociação foi um dos resultados dos três meses de greve dos docentes, que foi suspensa no dia 13 de julho.  Também participaram do encontro os representantes do sindicato dos técnicos, do ANDES-SN e da Reitoria da UEPB.

Durante a reunião, o presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, apresentou um panorama das tentativas de negociação dos professores com o Governo Estado e as principais reivindicações construídas pela categoria e apresentadas pelo Comando de Greve no primeiro contato com os representantes do Governo, no dia 31 de maio.

Os representantes do Governo, os secretários Waldson Souza (Planejamento), Fábio Maia (executivo Planejamento) e Amanda Araújo (Finanças) apresentaram a avaliação da gestão estadual sobre a pauta dos servidores. O Reitor da UEPB, Rangel Júnior, também participou do encontro e apresentou a posição da Reitoria e falou sobre a viabilidade das propostas apresentadas aos professores durante a greve. O vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também participou da reunião, dando seguimento ao trabalho de apoio e acompanhamento que a entidade tem realizado junto a ADUEPB.

Em vários momentos, os secretários estaduais questionaram os números sobre apresentados pela Reitoria sobre o orçamento e sua execução, como também foram questionados pelos gestores da universidade. Para solucionar alguns impasses uma equipe do Governo e da UEPB reuniu-se na tarde de hoje para aprofundar as discussões.

Na próxima semana, tanto a Reitoria como a ADUEPB enviarão a Secretaria de Planejamento estudos para subsidiar as próximas negociações. A próxima reunião está agendada para o dia 11/08.

O presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, também solicitou dos representantes do Governo do Estado um documento com o compromisso de que a gestão estadual em não buscará o fechamento de nenhum dos oito campi da UEPB. Nelson avaliou de forma positiva a retomada da negociação com o Governo e apontou que ela é fruto da greve dos professores.

Na reunião também estavam presentes a diretora secretária da ADUEPB, a professora Tânia Ribeiro, integrante da Comissão de participantes do Comando de Greve escolhida numa assembleia geral para acompanhar as negociações. O professor Etham Barbosa também foi esteve na Secretaria Estadual de Planejamento, mas devido a compromissos acadêmicos não chegou a tempo de participar da reunião.

Representando o Sintespb/UEPB estiveram na reunião o presidente, Fernando Borges, o diretor de comunicação Gustavo, e o servidor Antonio Sérgio.

Greve

A Greve dos docentes da UEPB ocorreu nos meses de abril, maio e junho deste ano e tinha como principais reivindicações o cumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB, a garantia dos valores do duodécimo da UEPB de acordo com o orçamento construído e aprovado pelo Consuni, no valor de $ 410 milhões, reposição 23,61%, o descongelamento do PCCR, o concurso público para docentes e contratação imediata dos concursados, a consolidação/construção de infraestrutura adequada aos campi, controle social do orçamento da universidade, cumprimento do acordo da Greve 2015, ampliação e melhorias na Política de Assistência Estudantil.

Compartilhe em suas redes sociais
×