Histórico

A ADUEPB S. Sind ANDES-SN – Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba – Seção Sindical (ADUEPB-S. SIND) teve início com a fundação da Associação de Docentes da Universidade Regional do Nordeste (ADURNe), em 21 de outubro de 1979. Dentre as lutas da ADURNe, destacam-se: A mobilização em prol da estadualização da Universidade Regional do Nordeste (URNE) e a conquista da lei da autonomia.

A estadualização foi conquistada e definida pela Lei nº 4977, em 11 de outubro de 1987, fruto das mobilizações de professores, alunos, funcionários e suas entidades representativas. A partir desse momento, a instituição passou a ser chamada de Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) cuja história, está indissociada da ADUEPB.

Ao longo desses trinta e seis anos de existência, a entidade vem realizando lutas em defesa da democratização do ensino público, melhores condições de trabalho, cumprimento de plano de cargos, carreiras e salários (PCCRs), o fim do tratamento diferenciado e discriminatório dado aos professores substitutos, levantando a bandeira pela realização de concursos públicos, o respeito aos diretos dos professores aposentados e a cobrança pelo respeito a autonomia desta instituição de ensino.