Professores, técnicos e estudantes cobram da Reitoria soluções para problemas da UEPB

Um ato público em frente à Reitoria da UEPB, hoje (25/04) pela manhã, marcou a intensificação dos protestos na greve dos professores na cobrança a gestão da instituição para a solução dos problemas da categoria e da universidade. O ato contou com a participação de técnico-administrativos, em seu primeiro dia de paralisação e de estudantes que apoiam o movimento e que também apresentaram sua pauta de reivindicações.
A concentração para o ato ocorreu no portão de entrada da Reitoria, onde o grupo de Baque Virado da Borborema realizou uma oficina de percussão, ensinando os participantes do evento a tocar seus instrumentos musicais. No mesmo local também ocorreu uma oficina de cartazes, onde estudantes, docentes e técnicos expressaram sua indignação e seu protesto com a atual crise da UEPB.
Em seguida, os participantes realizaram uma caminhada pelo Campus exibindo cartazes que cobravam compromisso da Reitoria na defesa da autonomia da UEPB, a garantia da assistência estudantil, garantia do financiamento e orçamento públicos, o PCCR e a reposição salarial para os técnicos e professores, democratização da gestão e a consolidação da UEPB, sempre com palavras de ordem e ao som do Grupo de Baque Virado.
A caminhada terminou no prédio da Reitoria, onde foi aberta as falas para as entidades promotoras do ato e para os participantes. O presidente do Sintespb/UEPB, Fernando Borges ressaltou que os motivos da entrada de greve dos técnicos são a falta de diálogo do Governo do Estado com a categoria e as reduções do orçamento da universidade   implementadas nos últimos anos. “Ninguém vence uma crise jogando nas costas dos trabalhadores. Queremos sentar e discutir saídas”, lembrou
A diretora do DCE/UEPB, Giovana Adreolli, falou também no ato e explicou a decisão dos estudantes de apoiar a greve dos professores segue um entendimento da categoria de que a crise da UEPB integra um processo nacional de ataque ao ensino superior público e gratuito e que a instituição é fundamental para garantir a inserção da população pobre, dos trabalhadores e de segmentos excluídos na educação.
O presidente da ADUEPB, Nelson Júnior, também falou no ato e revelou que até o momento o Governo do Estado não abriu nenhuma negociação com os professores, mesmo com o governador Ricardo Coutinho se comprometendo pessoalmente, com os docentes da UEPB e tomar esta iniciativa.
No ato também falaram estudantes representantes da ocupação do Campus de Guarabira, técnico-administrativos e professores que integram o Comando de Greve dos Docentes da UEPB. O professor Josevaldo Cunha vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES-SN também participou da manifestação e prestou solidariedade a luta dos professores e da comunidade universitária.

Fonte: ADUEPB

Compartilhe em suas redes sociais
×