Professores da UEPB definem como participarão da Greve Geral dessa sexta-feira

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participarão de forma ativa e intensa da Greve Geral da próxima sexta-feira (28), junto aos trabalhadores de todo o Brasil. A mobilização acontece em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, em curso no Congresso Nacional, e também contra a Lei das Terceirizações, aprovada no último mês. Em Campina Grande, a concentração da categoria terá início às 7h, na sede administrativa da ADUEPB, no Centro de Cultura da UEPB (antiga Faculdade de Administração), localizado na avenida Getúlio Vargas, 44,  no Centro da cidade, por trás da Agência Central dos Correios.

De acordo com o Comando de Greve dos Docentes da ADUEPB, após a concentração, os professores vão para a Praça da Bandeira, onde se juntarão aos demais trabalhadores no piquete do comércio nas atividades da Greve Geral, que foi convocada conjuntamente por todas as centrais sindicais brasileiras.

Em Guarabira, o movimento #RESISTEUEPB, que ocupa o Campus da UEPB na cidade participará também da programação da Greve Geral, a partir das 14h, se integrando a uma marcha pelo Centro. Em João Pessoa, os professores do Campus V participarão da programação definida pelas Centrais, a partir das 15h, em frente ao Liceu Paraibano.

A paralisação acontece 100 anos após a primeira Greve Geral brasileira. A paralisação de 1917 fez parte do movimento que culminou na aprovação da legislação trabalhista, que garantiu alguns dos princípios de direitos hoje ameaçados pela contrarreforma Trabalhista, PL 6787/2016, proposta pelo governo de Michel Temer. A proibição do trabalho de menores de 14 anos e o pagamento de 50% no caso de horas extras são alguns dos direitos adquiridos a partir de reivindicações dos trabalhadores durante a Greve Geral de 1917.

Conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), comitês compostos por entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis estão se reunindo para organizar manifestações e piquetes no dia 28 em várias cidades do país.

A orientação do Sindicato Nacional é que, excetuando casos de urgência, as pessoas não se dirijam a nenhum supermercado, farmácia, padaria, açougue, restaurante, shopping, loja, banco, e que também não marquem consultas para essa data, não abasteçam seus veículos, não vão às academias, escolas, universidades, ou cursos de qualquer espécie, nem comprem nenhum móvel, eletrodoméstico, eletrônicos nesse dia. Todos devem sair às ruas para participar das manifestações e piquetes que estão sendo programados pelas Centrais, dentro da Greve Geral!

 Atividades do dia 28/04:

-Ação sindical dos motoristas para parar a saída dos ónibus das garagens.

-Concentração para o PIQUETÃO a partir das 7h na Praça da Bandeira (duas tendas de apoio) para apoiar nas ruas centrais as ações dos bancários e comerciários.

-Urbanitários na Alça Sudoeste.

-Previdenciários se agrupam na rua do INSS-Centro e depois seguem para a Praça da Bandeira.

-O SINTAB se agrupa na AABB e depois seguem para a Praça da Bandeira.

-ATO PÚBLICO:  Concentração na Praça da Bandeira às 10h.

Atividades em Guarabira, no dia 28/04:

Concentração em frente ao Ginásio O Zenobão às 14h.

Marcha dos Trabalhadores, da Regional de Guarabira até o Largo da Moema (No final da Pedro II)

 

*Com informações do o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)

Compartilhe em suas redes sociais
×