A diretoria da ADUEPB participou hoje(06/02), na Central Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, da posse de 50 novas/os professoras/es da UEPB, aprovados em concursos públicos realizados em 2023 e 2024 e convidou todas/os a se filiarem a entidade e ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior -ANDES-SN.
A presidente da ADUEPB. Elizabete Vale, representou o sindicato na solenidade e em sua fala ressaltou que a existência da UEPB e da universidade pública é resultado de uma luta coletiva de muitas gerações, em que o ANDES-SN e a ADUEPB sempre estiveram presentes. ” Manter esta universidade de pé é o papel de cada um de nós. Não se encerra aqui. Vocês entram com o papel fundamental da docência, da pesquisa e extensão, mas também da manutenção da universidade pública. A luta não é fácil”.
Elizabete também lembrou as inúmeras lutas da ADUEPB ao longo de seus 45 anos de funcionamento como: a luta pela estadualização, a implantação e o cumprimento da lei de autonomia , a implantação do PCCR dos servidores, as lutas por reposição salarial, atualização da carreira docente, contra o congelamento e o pagamento das progressões de carreira.
A reitora da UEPB, Célia Regina, participou da solenidade de posse e ressaltou a importância da sindicalização à ADUEPB. “Entrei na universidade como professora convidada em 1996 e, mesmo sem ser efetiva, me filiei ao sindicato. Só entrei como concursada em 2002”.
Durante a solenidade a ADUEPB entregou aos novas/os docentes um kit que incluiu um bloco de notas e um folder explicativo sobre a história, a atuação, os serviços oferecidos e os convênios disponibilizados para as/os filiadas/os. Também participaram da solenidade os diretores da entidade Edvaldo Lima, Ana Raquel de Ataíde e Roberta Portugal
Fonte: ADUEPB – 06/02/2025
Posts Relacionados
-
Salvador será sede do 44º Congresso do ANDES-SN
-
Histórico: Docentes aprovaram protocolo de enfrentamento ao assédio e política de reparação para docentes negras e negros
-
43º Congresso: Docentes intensificarão luta por memória, verdade, justiça e reparação e contra anistia para golpistas
-
Ato no 43º Congresso destaca luta antirracista, visibilidade trans e defesa dos povos indígenas
-
43º Congresso aprova planos de luta dos setores do ANDES-SN para 2025