O ANDES-SN divulgou a atualização da pesquisa sobre o financiamento das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). O levantamento inicial foi realizado em 2018, com dados a partir de 2007, seguindo decisões congressuais de 2015, 2016 e 2017. Agora, as informações foram atualizadas até o ano de 2022, conforme deliberado no 41º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em Rio Branco (AC), em fevereiro.
Universidade do Estado do Pará/Campus Marabá. Foto: Uepa/Secom
Na Circular nº 211/2023, encaminhada no dia 14 de julho, a diretoria ressalta que durante o processo de levantamento das informações foram encontraram várias dificuldades e que, devido a não atualização dos dados pelos governos, alguns estados estão com dados defasados. De acordo com o documento, esses problemas nas informações não alteraram o quadro global do escopo da pesquisa.
“Preferimos informar essas dificuldades encontradas, para que as seções sindicais que desejarem utilizar-se dos dados terem ciência do resultado final do levantamento de dados referente ao financiamento das Iees/Imes”, informa a circular.
Estre as pendências, estão ausências de informações pontuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Amapá, Roraima e da cidade de Gurupi.
“Esperamos que essa pesquisa contribua para a realização de estudos, pesquisas e materiais que possam auxiliar em nossas lutas contínuas pelo financiamento público de nossas Iees/Imes. É fundamental que as seções sindicais constituam GT-Verbas e Orçamento, a fim de utilizar os dados como uma ferramenta de luta nas negociações com os governos locais”, acrescenta a diretoria do ANDES-SN.
A pesquisa pode ser solicitada aqui.
Fonte: ANDES-SN – Atualizado em 21 de Julho de 2023 às 11h55
Posts Relacionados
-
ADUPEB esclarece efeitos do ofício da UEPB que trata da medida cautelar em Ação que discute contratos de substitutos
-
68º Conad será realizado de 11 a 13 de julho em Manaus (AM)
-
ANDES-SN convoca mobilização em defesa do mandato do deputado Glauber Braga
-
ADUEPB e docentes substitutas/os definem ações jurídicas e administrativas para evitar prejuízos a milhares de alunos, após mudança na legislação de contratação
-
Reitoria garante a ADUEPB aumento das ações de segurança no campus de Campina Grande