Já está aberta a chamada para a seleção de artigos para a segunda edição da revista digital da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, a ADUEPB – Debate. A chamada está acessível na área de downloads do site do sindicato e a prazo final para o envio de material é 21 de abril de 2023. A temática desta edição é: “Os desafios da educação superior, pesquisa e extensão frente às tentativas de desmonte das universidades e demais IES no pós-pandemia e diante das incertezas dos cenários pós-eleições de 2022”.
A escolha da temática da próxima edição da ADUEPB – Debate foi baseada numa avaliação da atual conjuntura brasileira onde “as instituições públicas e, em particular, as instituições de ensino superior – IES, vivem os efeitos deste cenário preocupante sob forma de profundos e seguidos cortes orçamentários, congelamento de salários, proibição de novas contratações, perseguições políticas e intervenções em processos de escolha soberana de reitores, com a nomeação de interventores nas IES, com o comprometimento constante da autonomia e democracia universitária”.
Dessa forma a publicação pretende discutir as experiências de ensino remoto e híbrido e as condições para sua continuidade e como o cotidiano das universidades está sendo afetado por estes; a situação dos trabalhadores do ensino superior e representações sindicais frente à crise imposta ao funcionalismo, a ameaça da PEC 32 e precarização das relações de trabalho no pós-pandemia e o cenário politico institucional das IES brasileiras frente aos possíveis cenários das eleições presidenciais de outubro de 2022.
Objetivos
O diretor da ADUEPB para assuntos científicos, culturais e sociais, Vancarder Brito, explica que o objetivo da revista é ” discutir os cenários e efeitos dos cortes e ataques ao ensino universitário público, ao funcionalismo e à ciência e tecnologia no cenário pós-pandemia e frente ao advento de uma conjuntura política de fortalecimento da extrema-direita e de suas intimas ligações com o neoliberalismo.
A recente eleição de Lula liderando uma ampla coalizão de partidária de vários matizes ideológicos sinaliza o início de uma reação estratégica do campo democrático que aponta a necessária reflexão do movimento docente sobre qual o projeto a ser implementado a curto, médio e longo prazo e a inserção do ensino público e de qualidade, ciência e tecnologia nessa retomada”.
Diretrizes para autores
A Revista ADUEPB Debate publica artigos originais e inéditos, referentes à área da educação, ensino e serviços públicos, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Podem submeter contribuições profissionais com estudos e pesquisas relacionados à temática de cada edição e o escopo da revista. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, relatos de experiências, entrevistas e resenhas. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID. O cadastro é feito acessando o endereço: https://orcid.org/register
Para a avaliação serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação. As citações seguirão a NBR 10.520, de agosto de 2002, da ABNT.
As contribuições serão recebidas através do e-mail: vancarder@servidor.uepb.edu.br
Fonte: ADUEPB – 04/11/2011
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro