Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba declara apoio a candidatura de Lula para a Presidência da República nas eleições de 2º turno, em 30 de Outubro deste ano. Em sua assembleia geral realizada no dia 20/10, os/as professores/as reafirmaram a campanha do ANDES-SN “Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas”, lema que endossa as ações de luta que o sindicato vem participando ao longo dos últimos meses, como as manifestações de rua em 10 de agosto, Dia do Estudante, e no dia 7 de Setembro, no Grito dos Excluídos.
A eleição deste ano colocou o Brasil numa encruzilhada histórica onde o que está em jogo não são dois projetos distintos, mas a sobrevivência do Estado Democrático de Direito.
A cruzada da extrema direita não é apenas contra a maltratada democracia brasileira, é contra a possibilidade de cidadania. Bolsonaro representa um programa de estado permanente de guerra civil, de militarização da vida, de precarização da própria sobrevivência humana. A recondução da extrema direita ao poder no país terá consequências catastróficas para a sociedade brasileira, já tão fragilizada nos últimos quatro anos sob a política de ódio, de fome, de ampliação de desigualdade social, de retirada de direitos e de perseguição de minorias. Mais um mandato de Bolsonaro significa colocar toda a existência da Educação como Emancipação em risco de desaparecimento. Desaparecimento dos sindicatos e seu direito a luta, desaparecimento das universidades e sua formação com autonomia, desaparecimento do serviço público de qualidade.
Neste momento crítico da campanha eleitoral, a sociedade alinha forças em torno da candidatura de Lula como forma de defesa de uma vida melhor do povo brasileira: saúde, educação e cultura, segurança, trabalho, respeito a diversidade e crença na dignidade do outro. Colocar a valorização do trabalhador brasileiro na política, na economia, na construção de políticas públicas e sociais e fortalecer as instituições sempre será a bússola dos posicionamentos da ADUEPB. A candidatura de Lula reflete estes princípios, pois está comprometida com uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.
Sob a Consignia “Pra derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas” convocada pelo Andes-SN, a Aduepb intensificará a participação, juntamente com as forças democráticas de ações políticas de mobilização para eleger Lula Presidente do Brasil.
Campina Grande, 20 de outubro de 2022
A Diretoria
Posts Relacionados
-
Professoras/es da UEPB realizam Jornada de Luta, com paralisação nesta quarta-feira (10/09), para cobrar cumprimento da Lei de Autonomia
-
Docentes intensificam mobilizações contra a Reforma Administrativa
-
Dia Nacional de Luta em Defesa da Uemg acontecerá na quarta (10)
-
“Vida além do trabalho”, curta lançado pelo ANDES-SN expõe impactos da jornada 6×1
-
PROFESSORES DA UEPB INTENSIFICARÃO MOBILIZAÇÃO E DECIDIRÃO SOBRE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 16 DE SETEMBRO