O candidato do PSTU ao governo da Paraíba, Antonio Nascimento, garantiu que se for eleito cumprirá a lei de Autonomia da UEPB (7.643/2004), retomando o repasse de recursos financeiros previsto na legislação, de 3% das receitas ordinárias. Ele garantiu que existe dinheiro para este financiamento, mas avalia que são desviados para outras finalidades com o objetivo de sucatear a universidade e permitir o avanço da iniciativa privada na educação superior no estado.
Antonio Nascimento foi o segundo candidato ao governo do estado a participar hoje (30/08) do debate promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba-ADUEPB e a assinar um termo de compromisso com a universidade. A primeira foi a candidata do PSOL, Adjany Simplício.
Nascimento lembrou que os repasses do Governo do Estado para a UEPB já superaram os 5% das receitas ordinárias e que hoje estão em pouco mais de 2%. “A Lei da Autonomia da UEPB foi tratada com descaso pelos últimos governos. O cumprimento da lei da nossa parte não é promessa. É um compromisso”, garantiu.
O candidato do PSTU também ressaltou que também é fundamental garantir recursos para a alimentação e repasse de bolsas para estudantes. Antonio lembrou que é fundamental garantir o acesso da juventude que estuda nas redes estadual e municipal pública a universidade e uma perspectiva real de emprego.
Calendário
Na quinta-feira (01/0) a rodada de debates terá prosseguimento com o candidato João Azevedo (PSB). Está agendado para sexta-feira Nilvan Ferreira (PL); Major Fábio (PRTB), para 05/09; Veneziano Vital (MDB), 06/09 e Adriano Trajano (PCO),08/09.
Para enviar propostas antecipadas os interessados podem utilizar um formulário existente no site da ADUEPB, no seguinte endereço: www.aduepb.com.br ou enviar diretamente para o e-mail: aduepbsecretaria@gmail.com
Estrutura
Cada debate terá um tempo estimado de 55 minutos e contará com quatro blocos. No primeiro cada candidato apresentará sua proposta de governo e suas propostas para a UEPB. No segundo os candidatos responderão a perguntas elaboradas pela diretoria da ADUEPB. No terceiro as perguntas serão da plateia, enviadas por e-mail e pelas redes sociais e no último o candidato apresentará suas considerações finais.
Fonte: ADUEPB – 30/082022
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro