Diante da escalada de ataques e retrocessos, o ANDES-SN e suas seções sindicais realizam, entre 23 e 27 de maio, a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior públicas (Iees/Imes). A Semana, organizada pelo Sindicato Nacional, tem como tema central “Semana de Lutas do Setor: quem conhece, defende!”. Reconhecida pelo seu contexto histórico, a Semana de Lutas das Iees e Imes ocorre, geralmente, em maio, mês no qual as Assembleias Legislativas votam as Leis Orçamentárias Anuais dos estados.
Além da luta por mais orçamento, as e os docentes têm realizado mobilizações incessantes nos estados e municípios por melhores condições de trabalho, valorização salarial, concursos públicos e em defesa da autonomia universitária.
As atividades se iniciam na segunda-feira (23) com a realização de uma transmissão ao vivo do lançamento da Campanha em Defesa das Iees/Imes, a partir das 18h, com a participação do presidente do Sindicato Nacional em exercício, Milton Pinheiro, e integrantes da coordenação do Setor das Iees/Imes, Rosineide Freitas (Uerj), Sâmbara Ribeiro (Uece), Alexsandro Carvalho (Uern), Edmilson Silva (UEM), Luiz Blume (Uesc). A Campanha, que tem como lema “Universidades Estatuais e Municipais: quem conhece, defende!”, foi aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, realizado este ano em Porto Alegre (RS), assim como a realização da Semana de Lutas, que integra o Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes.
“A ideia é termos ações descentralizadas e que cada seção sindical se aproprie das suas peças, a partir da identidade da Campanha, e construa iniciativas nos estados e municípios, com sua comunidade acadêmica, em defesa das Instituições Públicas Estaduais e Municipais de Ensino Superior”, explicou Rosineide Freitas, da coordenação Setor das Iees/Imes do ANDES-SN.
A diretora do Sindicato Nacional ressaltou a importância de mostrar para toda a sociedade a luta encampada nas instituições “em defesa da educação pública e os ataques históricos promovidos por governos e prefeituras a elas”.
A semana ainda contará com o lançamento do podcast – conteúdo de áudio semelhante ao de um programa de rádio – sobre a Financeirização nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos estados: Tendências enunciadas na estruturação do sistema e na legislação, com a participação da professora Sara Granemann (UFRJ), e do Painel Virtual “As lutas atuais do Setor das Iees/Imes”, no dia 26 de maio, a partir das 19h, ao vivo no Instagram do ANDES-SN. Além disso, de 23 a 27 de maio ocorrerão atos, paralisações, debates, panfletagens e outras ações de agitação nas Instituições de Ensino para dialogar com a comunidade acadêmica e com a sociedade sobre a importância dessas universidades.
Serviço:
Semana de lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes): “Quem conhece, defende”
Programação:
23/05 – 18h: Live de lançamento, nas redes sociais do ANDES-SN, com participação do presidente em exercício do ANDES-SN Milton Pinheiro, e dos(as) diretores/as Rosineide Freitas; Sâmbara Ribeiro; Alexandro Carvalho; Edmilson Silva e Luiz Blume;
24/05: Divulgação dos vídeos da Campanha;
25/05: Lançamento do episódio de podcast sobre Financeirização dos Regimes Próprios de Previdência Social nos Estados, com Sara Granemann;
26/05 – 19h: Painel virtual das Lutas Atuais do Setor das Iees/Imes, ao vivo no Instagram;
27/05: Divulgação dos vídeos da Campanha.
Fonte: ADUFCG – Atualizado em 20 de Maio de 2022 às 15h28
Posts Relacionados
-
Assembleia da ADUEPB define reivindicação de 18,73% de reposição salarial para data-base 2025 e escolhe delegação ao 43º Congresso do ANDES-SN
-
ADUEPB solicita mesa de negociação sobre data-base 2025 e reposição de 18,73%
-
ANDES-SN lança campanha “Lutar não é crime”
-
ADUEPB participa de sessão da ALPB sobre orçamento 2025, cobra o cumprimento da Lei de autonomia, pagamento do retroativo e reposição salarial
-
Começa o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação no Rio de Janeiro