Os candidatos ao governo da Paraíba José Maranhão, Tárcio Teixeira, Rama Dantas e Lucélio Cartaxo, se comprometeram a cumprir a lei de autonomia da Universidade Estadual da Paraíba e a implantar políticas salariais para melhorar a remuneração dos professores da UEPB.
O compromisso foi firmado nas participações que os candidatos tiveram nas sabatinas que a Associação dos Docentes da UEPB – ADUEPB realizou este mês, na Central de Aulas, no campus de Campina Grande. Apenas o candidato do PSB, João Azevedo, recusou o convite da entidade para participar.
Na terça e quarta-feira passada, dias 18 e 19/09, os candidatos do PSOL, Tárcio Teixeira, do PSTU, Rama Dantas, participaram da sabatina e assinaram o compromisso. José Maranhão (MDB) participou no dia 12/09 e Lucélio Cartaxo (PV) ontem (26/09), e também assinaram.
Compromissos
Entre as reivindicações dos professores estão o cumprimento da Lei de Autonomia da universidade (7.643/2004); a garantia de que não ocorrerá redução de campi e de vagas e a adoção de uma política salarial que contemple a recuperação das perdas salariais dos professores.
Também constam no termo a garantia de que não serão construídos novos Campi antes da construção dos campi Patos, Monteiro e João Pessoa; a recuperação das três mil vagas cortadas no semestre 2018.1 para alunos novatos e o respeito à lei da paridade e integralidade salarial entre os professores ativos e aposentados.
Pauta
Segundo a diretoria da ADUEPB, o principal objetivo das sabatinas foi a colocação da UEPB e as demandas da comunidade universitária na pauta dos candidatos ao Governo, considerando também a importância da instituição para o desenvolvimento da Paraíba e o seu atual quadro de crise orçamentária/financeira.
Vídeos
As sabatinas foram transmitidas pelo canal do Youtube da Universidade Estadual da paraíba ( https://www.youtube.com/channel/UCvafBtEu5NKXqzKNJSMrcZQ) e através do facebook da ADUEPB (facebook.com/aduepboficial) e os vídeos permanecem acessíveis nestes locais para os interessados.
Posts Relacionados
-
Professoras/es da UEPB realizam Jornada de Luta, com paralisação nesta quarta-feira (10/09), para cobrar cumprimento da Lei de Autonomia
-
Docentes intensificam mobilizações contra a Reforma Administrativa
-
Dia Nacional de Luta em Defesa da Uemg acontecerá na quarta (10)
-
“Vida além do trabalho”, curta lançado pelo ANDES-SN expõe impactos da jornada 6×1
-
PROFESSORES DA UEPB INTENSIFICARÃO MOBILIZAÇÃO E DECIDIRÃO SOBRE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 16 DE SETEMBRO