A ADUEPB cobrou, mais uma vez, na Assembleia Legislativa a revisão e a atualização da Lei de Autonomia (N°7.643/2004) da Universidade Estadual da Paraíba. A iniciativa ocorreu na última Audiência Pública (16/12) da Assembleia Legislativa que discutiu a Lei Orçamentária Anual 2026.
A audiência foi iniciada com uma exposição do secretário estadual de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, da proposta de lei orçamentária, elaborada pelo governo do estado para 2026, seguido de um debate com os participantes.Na LOA, a previsão é que serão destinados a UEPB R$ 466 milhões em 2026.

A presidenta da ADUEPB, Cristiane Nepomuceno, ressaltou na sua fala “ que mais do que o discutir percentualmente o orçamento da UEPB, precisamos pensar sobre o tamanho da instituição e o que nós precisamos para existir com qualidade para atender as demandas do nosso estado. Mais do que pensar se 3% das receitas é suficiente, precisamos pensar na revisão da lei de Autonomia, para além disputa de narrativas em torno do orçamento da instituição”.
Cristiane agradeceu ao apoio da Assembleia Legislativa na interlocução com o governo do estado durante a recente greve docente da UEPB e disse acreditar no efetivo diálogo sobre as várias pautas da categoria, com o funcionamento da mesa tripartite permanente de negociação.

O vice-presidente da SRNE 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha ressaltou que um dos resultados mais importantes da recente greve docente é a instalação da mesa permanente tripartite, reforçando a importância da atuação da Assembleia Legislativa, através das comissões de educação, Cultura e Desportos e de orçamento, fiscalização,tributação e transparência para sua instalação.

A audiência pública também foi acompanhada, presencialmente, por diretores da ADUEPB e por um grupo de docentes que se deslocaram a João Pessoa por compreenderem a importância de participarem da discussão, por além de exercício fundamental da democracia participativa, é o espaço que
permite a comunidade apontar suas necessidades e prioridades.
Fonte: ADUEPB – 16/12/2026
Posts Relacionados
-
ADUEPB participa da primeira reunião da mesa tripartite permanente de negociação
-
ADUEPB cumpre deliberação de assembleia e formaliza acordo com Governo para pagamento do retroativo das progressões funcionais
-
NOTA PÚBLICA – ADUEPB – Em defesa da democracia sindical 2025/2027
-
PROFESSORAS/ES DA UEPB TERMINAM GREVE E FORMAM MESA TRIPARTITE PARA A CONTINUAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM GOVERNO DO ESTADO
-
PROFESSORES DA UEPB AVALIARÃO PROPOSTA DO GOVERNO E A GREVE, EM ASSEMBLEIA, NESTA SEXTA-FEIRA (05/12)
