A Assembleia Legislativa vai criar uma comissão de deputados para acompanhar a formação de uma mesa tripartite (sindicato, governo e reitoria) de negociação para a greve docente da UEPB. A iniciativa foi um dos resultados da sessão especial realizada hoje (18/11) pela manhã.
Durante a sessão, a presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Desportos,Cida Ramos, propôs como encaminhamento que todos os parlamentares assinassem um pedido ao governo para a retomada das negociações.
A deputada também informou que através da Comissão de Educação começará uma discussão para a reformulação/atualização da Lei de Autonomia da UEPB e a sua inclusão na constituição estadual. O deputado Taciano Diniz reforçou o apoio à proposta e que ela será importante para garantir a segurança orçamentária para a universidade. “Todos os anos o governo aumenta sua arrecadação, mas não garante este crescimento para a instituição”, explicou.
Vários parlamentares governistas, a exemplo de Felipe Leitão, Hervásio Bezerra e João Gonçalves, também se comprometeram a intensificar o diálogo com o governo, com o objetivo de destravar o processo de negociação com a ADUEPB, paralisado há mais de um mês.
Também se posicionaram favoráveis a implantação de uma mesa tripartite e a retomada do diálogo sobre a greve as/os deputadas/os: Camila Toscano, Dra. Paula, Anderson Monteiro, Dr. Romualdo e George Morais.
Foram convidados os secretários estaduais de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, e de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Cláudio Furtado,e a reitora da universidade. Todos faltaram e apenas o secretário de planejamento enviou justificativa.
ADUEPB
A iniciativa da Assembleia Legislativa de realizar uma sessão especial atendeu a uma solicitação da ADUEPB, apresenta pelos deputados Cida Ramos e Taciano Diniz, para que o poder legislativo busque uma intermediação junto ao Governo do Estado, para a retomada do diálogo com o movimento greve.
Durante a sessão, a presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale apresentou uma síntese do processo de mobilização e negociação durante a greve e ressaltou o movimento docente aposta na negociação, com a implantação de uma mesa tripartite. “A gente avalia esta sessão de hoje como extremamente importante, apesar da ausência do governo e da reitoria. no mínimo , um desrespeito com a categoria”, explicou.
O vice-presidente da SRNE 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha,avaliou que a Assembleia está cumprindo com o seu papel de intermediar uma negociação entre o movimento grevista e o governo do estado, “mas é estranho que hoje não tenham atendido ao convite para a sessão os secretários do governo e a reitoria da UEPB”. Ele finalizou ressaltando que a greve da UEPB não defende nenhuma Bandeira partidária, mas a universidade.
Fonte: ADUEPB – 18/11/25
Posts Relacionados
-
Comando de greve da ADUEPB e Reitoria decidem solicitar instalação de mesa tripartite ao governo do estado.
-
Comando de greve da ADUEPB realizará amanhã (12/11) ato público na Reitoria para cobrar empenho na instalação de uma mesa de negociação tripartite.
-
Aduepb e Comando de Greve se reúnem com o deputado Luis Couto para discutir intermediação nas negociações com o Governo do Estado.
-
EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DA CHAPA INSCRITA
-
Governo do Estado completa um mês sem negociação com o comando de greve dos professores da UEPB.
