A diretoria da ADUEPB participou hoje a tarde (16/12) da primeira reunião da mesa tripartite permanente de negociação (governo, reitoria, sindicato docente). A instalação da mesa foi uma das reivindicações dos docentes da UEPB na greve da categoria.
O secretário estadual de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Cláudio Furtado, abriu a reunião ressaltando a importância da mesa permanente para o Governo do estado.

Em seguida a presidenta da ADUEPB, Cristiane Nepomuceno, e o vice-presidente da SRNE 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, apresentaram propostas para o funcionamento da mesa: o formato, metodologia de trabalho, calendário de reuniões, além da sequência de pautas da categorias a serem discutidas.
Entres as pautas a serem discutidas na mesa permanente estão: demandas das/os docentes aposentadas/os e questões previdênciarias, a revisão da lei de autonomia, a atualização do PCCR das/os docentes da UEPB,
a realização de concurso público para docentes,infraestrutura da universidade, assistência estudantil e recomposição das perdas salarial.

Ficou acertado entre os participantes que a primeira pauta a ser discutida será a de questões previdenciárias e aposentadoria, com o convite a participação da PBPrev para debater e apresentar soluções para demandas a serem levantadas pela ADUEPB e previamente encaminhadas. Ficou definido que a próxima reunião da mesa deverá acontecer na última semana de janeiro de 2026. As portarias de nomeação deverão ser emitidas e publicadas até o final desta semana. O Governo do Estado ainda aguarda o envio dos nomes que integrarão a mesa tripartite permanente representando a reitoria da UEPB.
A reunião da mesa tripartite permanente de negociação ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, em João Pessoa, onde participaram o diretor secretário da ADUEPB, Deoclécio Brito, o pró-reitor de planejamento da UEPB, Ricardo Soares e o pró-reitor adjunto, Geraldo Medeiros.
Fonte: ADUEPB – 16/12/2025
Posts Relacionados
-
ADUEPB discute a LOA 2026, em Audiência Pública na ALPB, e cobra atualização da Lei de Autonomia
-
ADUEPB cumpre deliberação de assembleia e formaliza acordo com Governo para pagamento do retroativo das progressões funcionais
-
NOTA PÚBLICA – ADUEPB – Em defesa da democracia sindical 2025/2027
-
PROFESSORAS/ES DA UEPB TERMINAM GREVE E FORMAM MESA TRIPARTITE PARA A CONTINUAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES COM GOVERNO DO ESTADO
-
PROFESSORES DA UEPB AVALIARÃO PROPOSTA DO GOVERNO E A GREVE, EM ASSEMBLEIA, NESTA SEXTA-FEIRA (05/12)
