O Comando de Greve da ADUEPB insistiu na proposta de pagamento do retroativo das progressões sem deságio e dentro do período administrativo do governo João Azevedo. O governo manteve a proposta de pagamento do retroativo com 40% de deságio, em 24 parcelas e se comprometeu em implantar uma mesa permanente para discutir várias pautas de reivindicações da categoria.
As propostas do governo serão avaliadas pelas/os professoras/es em greve numa assembleia geral da ADUEPB, agendada para a próxima segunda-feira (01/12), no auditório do Centro de Arte e Cultura da UEPB -CAC.
O posicionamento foi apresentado numa mesa de negociação tripartite, realizada hoje (28/11), com a presença do Comando de Greve da ADUEPB, representantes da Reitoria da universidade e o secretário estadual de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Cláudio Furtado.

O Comando de Greve da ADUEPB ainda apresentou uma proposta de pagamento do retroativo sem deságio, implantação de um calendário de reposição dos 22,9% de perdas salariais e recuperação do orçamento da UEPB para 2026, mas não obteve resposta positiva por parte do governo.
Sobre a reivindicação de realização de novos concursos para docentes, o governo acordou que apoia a manutenção da política da reitoria de continuar investindo em novos editais, para reduzir o elevado número de professores substitutos da UEPB.
Mesa
Pelo que ficou acordado durante a reunião de negociação, uma mesa permanente de negociação será implantada pelo governo e servirá para a ADUEPB, a reitoria e o estado discutirem e encontrarem soluções para temas ligados a categoria e a universidade, como : atualização do PCCR dos docentes, infraestrutura, revisão da Lei de Autonomia da UEPB, concursos para docentes, questões previdenciárias, etc.
Representando o Comando de Greve da ADUEPB participaram da mesa de negociação as professoras Elisabete Vale, Valéria Porto, Cristiane Nepomuceno e Lurdes Sarmento. O vice-presidente da SRNE 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também participou a convite da ADUEPB. A reitora Célia Regina participou acompanhada de vários auxiliares.
Fonte: ADUEPB – 28/11/2025
Posts Relacionados
-
CHAPA 02 – A UEPB VALE A LUTA VENCE ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) COM 59,84% DOS VOTOS VÁLIDOS
-
Em marcha histórica, mulheres negras ocupam a Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF)
-
PROFESSORAS/ES DA UEPB ELEGERÃO AMANHÃ (26/11) NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027)
-
DEBATE ENTRE CHAPAS CANDIDATAS A NOVA DIRETORIA DA ADUEPB (2025-2027) TEM COMPARECIMENTO APENAS DA CHAPA 02
-
GREVE DAS/OS DOCENTE DA UEPB COMPLETA DOIS MESES SEM GOVERNO DO ESTADO E REITORIA APRESENTAREM PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO
