Comando de greve da ADUEPB e Reitoria decidem solicitar instalação de mesa tripartite ao governo do estado.

O comando de Greve da ADUEPB e a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba solicitarão ao governo do estado a instalação de uma mesa de negociação tripartite, com o objetivo de discutir a pauta da greve docente, para buscar um acordo a curto, médio e longo prazo. A iniciativa foi acordada numa reunião de negociação o que ocorreu hoje à tarde (12/11).
A solicitação para instalação da mesa tripartite acontecerá com o envio de ofícios pela Reitoria e diretoria do sindicato, independente da participação das partes na audiência pública que será realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, na próxima terça-feira, dia 18/11, com o objetivo também de tentar intermediar uma solução para greve docente na UEPB.
Além de definir uma ação política conjunta para buscar a instalação de uma mesa de negociação tripartite, a reunião de hoje a entre Comissão Política do Comando de Greve e Reitoria também discutiu um documento enviado pela Reitoria em resposta ao ofício ADUEPB, entregue na reunião do dia 23/10, que trata sobre os pontos de pauta da greve.


LEI DE AUTONOMIA
Sobre o item da pauta que cobra da Reitoria a criação de uma Mesa Técnica para revisar a Lei 7.643, de 6/8/2004 (Lei deAutonomia da UEPB), com participação de representantes do Governo do Estado, da Reitoria e dos três segmentos da UEPB, a gestão se comprometeu a instalar a mesa assim que a greve for encerrada.
PERDAS INFLACIONÁRIAS
A Reitoria se comprometeu com a elaborar um cronograma de recomposição das perdas inflacionárias acumuladas, buscando inserir esta demanda, de forma prioritária, no processo de elaboração do orçamento participativo da universidade a partir de 2027. A partir desta iniciativa, a gestão deve buscar negociar com o Governo do Estado a garantia dos recursos para a implantação definitiva.
RETROATIVOS
Sobre a negociação do retroativo das progressões com a Procuradoria Geral do Estado – PGE, a Reitora Célia Regina, explicou o processo de negociação que resultou na proposta de acordo judicial com redução para 25 parcelas e manutenção de 40% de deságio. Ela concordou em continuar buscando a retomada do diálogo com o governo, sempre com a participação do sindicato e considerando as deliberações aprovadas nas assembleias da categoria.


DE
Atendendo a uma reivindicação de docentes, encaminhada ao Comando de Greve, a gestão concordou liberar a implantação das solicitações de dedicação exclusivas aprovadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, como também de progressões de carreiras que já foram examinadas e aprovadas pela Comissão Permanente de Progressão Docente – CPPD.
PCCR
Após o encerramento da greve docente, a gestão formará de grupo para discussão sobre a revisão do PCCR, a partir da minuta elaborada pelo GT Carreira da ADUEPB, que será apresentada à categoria em assembleia específica para apreciação e avaliação.
INFRAESTRUTURA
Sobre as demandas para melhorar/recuperar a infraestrutura dos campi da universidade, o Comando de greve da ADUEPB cobrou da Reitoria a implantação de um calendário de ações e obras que contemple as principais demandas dos centros e campi.
Como resposta, a Reitoria da UEPB informou que possui um planejamento para a execução de obras e ações de infraestrutura, de acordo com cada campus e centro, mas que muitas vezes é obrigada a realizar ações emergenciais fora deste planejamento e garantiu que manterá suas ações de acordo com suas disponibilidade de recursos.
CONCURSO PÚBLICO
Para esta reinvidicação da categoria docente a gestão se comprometeu a manter a sua política de realização de concursos públicos, buscando reduzir o grande número de professores substitutos, inclusive lançando no segundo semestre de 2026 um novo edital de concurso.
CADASTRO DE RESERVA
A Reitoria também assumiu o compromisso de convocar os professores que estão no cadastro de reserva das vagas remanescentes do concurso docente Edital 001/2023, de acordo com as suas possibilidades orçamentárias e com as demandas do departamentos.
RECOMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO
Para este item da pauta a reitoria não apresentou nenhuma solução para a demanda dos professores, no entanto, se comprometeu a discutir a questão na mesa de negociação com o governo do estado.
Da reunião participaram representando o Comando de Greve os professores Elisabete Vale, Valéria Porto, Cristiane Nepomuceno e Lurdes Sarmento. A convite da ADUEPB também participou o vice-presidente da Secretaria Regional NE 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha. Pela gestão, participaram a reitora Célia Regina, o procurador Thales Azavedo, o chefe de gabinete, Luciano Albino e o Pró-Reitor Adjunto de planejamento, Geraldo Medeiros Junior.

Fonte: ADUEPB – 12/112025

Compartilhe em suas redes sociais
×