As/os professoras/es da UEPB conseguiram hoje (11/02) uma importante vitória na garantia de seus direitos, com a aprovação da Assembleia Legislativa do projeto de lei 3573/25, que regulamenta em definitivo o pagamento dos auxílios saúde e alimentação dos servidores. A construção do projeto de lei e sua aprovação foi resultado de uma intensa articulação política da diretoria da ADUEPB, nos últimos meses.
A legalidade dos auxílios estava sendo questionada pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, que argumenta a insegurança jurídica da implantação dos benefícios por meio de resoluções internas da UEPB.
A presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale, esteve na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação do projeto de lei e conversou com parlamentares das bancadas de situação e de oposição, como Danielle do Vale e Camila Toscano.
“A ADUEPB se manteve em defesa constante do direito da categoria e pressionou a gestão da UEPB e governo do estado pra a elaboração do projeto e também articulou junto a assembleia Legislativa a sua aprovação”, explicou a presidenta, que ressaltou o importante trabalho realizado pela Assessoria de Relações Instituicionais da UEPB, coordenada pela professora Martha Simone.
Em 2024 a ADUEPB já tinha conseguido aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de lei regulamentando os auxílios, mas o Governo do Estado vetou a iniciativa, alegando vício de origem.
Logo após tomar conhecimento do posicionamento do TCE, a diretoria da ADUEPB iniciou um trabalho de pressão e articulação política direcionado a Reitoria e ao Governo do Estado, para que fosse adotada uma iniciativa para garantir o direito das/os docentes, que culminou com a aprovação de hoje, por unanimidade dos deputados.
Durante todo processo de luta para a regulamentação dos auxílios, a ADUEPB recebeu o apoio político da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN. O vice-presidente regional, Josevaldo Cunha, também acompanhou a votação na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Fonte: ADUEPB – 11/02/2025
Posts Relacionados
-
ADUEPB PARTICIPA DA POSSE DE NOVAS/OS PROFESSORAS/ES E CONVIDA TODAS/OS À SINDICALIZAÇÃO
-
Salvador será sede do 44º Congresso do ANDES-SN
-
Histórico: Docentes aprovaram protocolo de enfrentamento ao assédio e política de reparação para docentes negras e negros
-
43º Congresso: Docentes intensificarão luta por memória, verdade, justiça e reparação e contra anistia para golpistas
-
Ato no 43º Congresso destaca luta antirracista, visibilidade trans e defesa dos povos indígenas