ADUEPB participa da audiência da LOA 2024 e cobra respeito a Lei de Autonomia da universidade e reposição salarial para docentes ativos e aposentados

A diretoria da ADUEPB participou hoje(31/11) da audiência pública da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba e cobrou do governo do estado o cumprimento da lei de autonomia da UEPB e a reposição salarial para os docentes ativos e aposentados.


O presidente da entidade, Helber Tavares, durante sua participação da audiência, disse que através do diálogo do governo com as categorias da UEPB, foi possível superar o congelamento daa progressões, mas ainda resta a pendência do pagamento do retroativo das progressões ogressões. “Os professores devem receber um pagamento justo e sem perda de seus direitos”, ressaltou.
Helber Tavares também lembrou a necessidade de cumprimento da lei de autonomia da UEPB, que prevê o repasse anual de, no mínimo, 3% das receitas ordinárias do governo do estado.
A cobrança da ADUEPB também incluiu a reposição salarial para os docentes ativos e aposentados na data base de 2024, já que este ano nenhum percentual foi aplicado. “Se para os docentes em atividade a falta de reposição é prejudicial, para as aposentadas e aposentados ela é muito maior”.


A convite da diretoria da ADUEPB, o segundo vice-presidente da Secretaria Regional NEII do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, participou da audiência e ressaltou a importância da continuidade do diálogo entre o sindicato, a Comissão de Orçamento e o governo para discutir reivindicações dos professores. “Precisamos pensar na UEPB e nas categorias que a compõem antes de 2024. Certamente vamos voltar a procurar o secretário Gilmar, a presidente da comissão de orçamento, Daniela do Vale e a relatora, Sílvia Benjamim para continuar a dialogar. Precisamos aproveitar este momento de bom diálogo na Paraíba para que a gente volte a dar a boa valorização que é devida a UEPB. É preciso que a gente construa mais pontes. Que a UEPB não tenha, ao término do segundo mandado do governador João Azevedo, apesar de todos os esforços empreendidos e da melhoria das condições de diálogo, uma redução proporcional no orçamento da instituição”, explicou.


Também participaram do evento as diretoras da ADUEPB, Elizabete Vale e Raquel Porto.

Fonte: ADUEPB – 31/10/2023

Compartilhe em suas redes sociais
×