A assembleia geral extraordinária dos professores da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba-ADUEPB aprovou hoje a continuidade das negociações da entidade com o Governo do Estado, buscando a implantação das progressões referentes ao período 2018-2021 e os pagamentos retroativos. As progressões são um direito previsto no plano da cargos, carreira e remunerações – PCCR da categoria e estão suspensos desde 2016.
Durante a assembleia a diretoria apresentou um relato sobre o processo de negociação que vem sendo desenvolvido nos últimos meses e informações sobre a recente proposta orçamentária apresentada pelo governo do estado para a implementação das progressões para contemplar toda a categoria.
A categoria decidiu que a diretoria da ADUEPB deve continuar negociando com o Governo, levando para os encontros a proposta de implantar as progressões de 2018 a 2021, liberando os valores que forem possíveis de imediato e negociando o pagamento retroativo dos demais.
Os professores entenderam que o momento de pandemia e crise econômica limita as possibilidades de negociações, mas ressaltaram que a garantia do direito às progressões é fundamental para garantir o reconhecimento do esforço que técnicos e docentes têm realizado para manter o bom funcionamento da universidade e a importância social da instituição para a Paraíba.
Informes
No início da assembleia a diretoria repassou informes importantes para situar a categoria sobre as lutas e atividades desenvolvidas nos últimos meses. O primeiro foi da luta desenvolvida no Fórum dos Servidores Estaduais na busca pelos direitos do funcionalismo estadual e defesa do serviço público.
Também foram repassadas as ações desenvolvidas pelo Comitê Municipal em Defesa dos Direitos dos(as) Trabalhadores(as). A situação das ações judiciais da ADUEPB em andamento também foi informada.
Pesar
Atendendo uma solicitação da diretoria todos os participantes da assembleia realizaram um minuto de silêncio em memória dos professores falecidos nos últimos meses e das 250 mil vítimas da Covid-19 em todo o país.
ANDES-SN
No início da assembleia o 1º secretário da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN, Nelson Júnior, apresentou informes do sindicato, como a divulgação de uma nota reforçando a defesa de lockdown Nacional imediato, com auxílio emergencial e manutenção dos empregos e do realização do 11º Conad Extraordinário, no período de 27 de março a 03 de abril.
Fonte: ADUEPB – 01/03/2021
Posts Relacionados
-
Votação do Plebiscito Popular mobiliza população pelo fim da escala 6×1
-
ANDES-SN convoca docentes a fortalecer campanha #VETALULA contra o PL da Devastação
-
Encerramento do 68º Conad é marcado por moções e leitura da Carta de Manaus
-
68º Conad aprova a integração do ANDES-SN e seções sindicais no Plebiscito Popular: por um Brasil mais justo