Docentes participam do Dia Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público de Qualidade em todo o país

Docentes de todo país participam nesta sexta-feira, 10 de agosto, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público de Qualidade. A data, convocada por centrais sindicais, conta com a adesão do ANDES-SN, da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
Antonio Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional, afirma que a mobilização é fundamental para retomar a unidade na luta contra os ataques do governo de Temer. Para ele, o Dia de Lutas poderá servir como um impulso para a retomada de construção de uma Greve Geral no país.
Nos estados, as seções sindicais do ANDES-SN organizam atos unificados com diversas categorias dos servidores públicos federais. Os trabalhadores protestam contra o desemprego, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16 e da reforma Trabalhista. A EC 95, do Teto dos Gastos, tem agravado substancialmente os ataques aos serviços e aos servidores públicos.
A Capes divulgou que, a partir de agosto de 2019, bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado seriam cortadas.
Mobilização
Em Belém, docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Pará (Ufpa) se encontram pela manhã, na Praça da República, no centro da cidade. Já em Maceió (AL), servidores realizam ato, também pela manhã, em área central. Na pauta, os trabalhadores reivindicam a revogação da Portaria 193, que trata da realocação dos servidores, contra a Escola Sem Partido.
Na cidade de São Luís, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) se concentrou às 6h em frente à instituição para denunciar os ataques do governo Temer.
No Rio de Janeiro, o ato público acontece às 16h, na Praça XV, com a presença de seções sindicais do ANDES-SN, entidades e movimentos sociais.
Os docentes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), em conjunto com demais servidores e entidades do município, realizam atividades, como panfletagem, em frente ao IFSul.
Já em Curitiba (PR), os docentes se reúnem em frente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas.
Em Campina Grande (PB), também houve mobilização. ADUEPB, ADUFCG e outras entidades sindicais e movimentos sociais fizeram um ato na Praça da Bandeira.

Saiba Mais
10 de agosto: Dia Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público de Qualidade

Fonte: ANDES-SN – 10/08/2018

Compartilhe em suas redes sociais
×