Professores querem revogação das medidas restritivas da Reitoria

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba querem que a Reitoria da instituição revogue as portarias 0667/18 e 0668/18, que adiam a entrada de milhares de alunos no semestre 2018.1 para 2019 e determina cortes de custeio, investimento e pessoal que reduzirão o tamanho da instituição. A deliberação foi tomada hoje de manhã, numa assembleia geral da categoria, em Campina Grande.

A assembleia ocorreu no Auditório do Curso de Psicologia e foi iniciada com os informes da diretoria sobre a rejeição pela Assembleia Legislativa, da emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, que determinaria a utilização da Lei de Autonomia da UEPB como base para a elaboração do orçamento da universidade para o próximo ano, garantindo recursos para a instituição funcionar de forma adequada.

Em seguida, os professores realizaram uma longa e detalhada avaliação das medidas restritivas adotadas pela Reitoria da instituição para enfrentar os cortes orçamentários e financeiros impostos à universidade pelo Governo do Estado, como também suas repercussões na comunidade acadêmica.

Os professores avaliam, em sua maioria, que as portarias devem ser revogadas pois contribuem para a redução da universidade, já que reduzem as atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão a níveis mínimos, além de prejudicar milhares de estudantes com o adiamento da entrada dos novos alunos no período 2018.1 para o próximo ano.

Além de aprovar a cobrança à Reitoria da revogação das portarias, os professores também a intensifica da mobilização da categoria e das ações do Grupo de Trabalho de Autonomia, a realização de uma campanha em defesa da universidade e por reposição salarial para docentes ativos e aposentados e a solicitação ao reitor Rangel Júnior da convocação de uma assembleia universitária para discutir a crise financeira e orçamentária.

Os professores também decidiram que solicitarão ao Governo do Estado audiência para discutir os problemas da universidade e cobrar soluções que garantam o respeito a autonomia da instituição.

Para a próxima terça-feira (26/06) ficou definida a realização de uma nova assembleia, também no Auditório de Psicologia, a partir das 9h. Na primeira semana do próximo semestre a ADUEPB também realizará uma assembleia para avaliar o andamento do movimento.

Compartilhe em suas redes sociais
×