Setor das Estaduais e Municipais inicia Semana de Lutas no dia 21

O Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN realizará a Semana Nacional de Lutas de 21 a 25 de maio, em todo o país. Os docentes reivindicarão a garantia e ampliação do financiamento público nas instituições e contra a apropriação do fundo público pelo capital privado, que resulta em privatização e sucateamento.
A Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes foi deliberada pelo 37º Congresso do ANDES-SN, realizado no mês de janeiro em Salvador (BA). Uma reunião do setor realizada em Brasília (DF) no dia 15 de abril definiu os últimos detalhes da mobilização. Entre as deliberações da reunião estão: indicação de paralisação dos docentes estaduais e municipais no dia 23 de maio, realização de aulas magnas que debatam financiamento por meio das seções sindicais do setor e produzir spots de rádios para serem reproduzidos por carros de som nas instituições, questionando o sucateamento da educação pública.
Caroline de Araújo Lima, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e uma das coordenadoras do Setor das Iees/Imes, ressalta que há mobilizações importantes dos docentes estaduais de São Paulo e Minas Gerais e que a Semana de Lutas dará um caráter nacional à luta da categoria por financiamento e contra o sucateamento.
“Os governos estaduais e as prefeituras estão atacando a educação pública. Há atrasos salariais, contingenciamento de orçamento, falta de reajuste salarial, etc. Os governos veem a educação como custo, e não como investimento. Por isso vamos nos mobilizar nessa semana, para lutar por nossos direitos, porque direitos não se negociam”, comenta a docente.
Confira aqui a Circular 122/28, com o relato da reunião do Setor das Iees/Imes.

Fonte: ANDES-SN – 15/05/2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *